Em reedição da final de 2024, Amazonas e Manaus empatam em 2 a 2, na Arena da Amazônia
Equipes seguem como líderes de seus respectivos grupos do Estadual. Em duelo movimentado, o Gavião buscou o empate nos acréscimos
Finalistas da edição passada, Manaus e Amazonas se reencontraram na tarde deste domingo (2), pela 3ª rodada do Campeonato Amazonense de 2025. Na Arena da Amazônia, as equipes fizeram jogo movimentado e empataram em 2 a 2. Sassá e Wellington Nascimento anotaram os gols da Onça-pintada, já Renanzinho e Jefferson fizeram os gols do Gavião.
O jogo
Apesar dos desafios no meio de semana pela Copa Verde, Júlio César Nunes e Aderbal Lana mandaram força máxima a campo para o dérbi. A partida foi equilibrada nos primeiros minutos, com as equipes tentando mapear os espaços para atacar. Aos 22 minutos, em uma retomada de bola do Amazonas, Robertinho tocou para Luan, mas o atacante bateu pra fora e desperdiçou a superioridade.
Aos 31 minutos, o Manaus quase marcou. Vitinho fez grande jogada individual e passou por Fabiano mas na hora de marcar, ficou na defesa de João Lopes. Quatro minutos depois, Lana sacou Eliton Júnior e mandou a campo o equatoriano Uchuari. E a mudança cedo funcionou.
Apesar do momento melhor do Manaus, quem abriu o placar foi o Amazonas, aos 43 minutos. Uchuari fez boa jogada pela esquerda, avançou e tocou para Luan na pequena área. Ele arrumou para Sassá, que apareceu de frente, fez a finta, bateu forte de perna direita no canto rasteiro esquerdo de Gustavo colocou a Onça em vantagem na Arena.
Segundo tempo
Logo no segundo minuto de jogo, Vitinho voltou a infernizar a defesa do Amazonas e foi derrubado por Raimar dentro da área. Pênalti marcado. Renanzinho foi pra cobrança, João Lopes defendeu mas deu rebote nos pés do próprio Renanzinho, que empurrou pro fundo das redes e deixou tudo igual pro Gavião do Norte aos cinco minutos.
Aos 17, Vitinho avançou em velocidade pela direita e cruzou, Palmares chegou de cabeça e mandou para o gol, mas o goleiro João Lopes fez grande defesa. Já aos 37, Diogo Carlos cobrou falta na área, a zaga do Manaus se atrapalhou ao tentar afastar e a bola sobrou para o zagueiro Wellington Nascimento marcar o segundo gol aurinegro.
No apagar das luzes, aos 53 minutos, após escanteio, a bola sobrou para Victor Lima avançar pela direita e cruzar na medida para o zagueiro Jefferson marcar de cabeça o gol de empate.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o atacante Vitinho, do Manaus, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.
Panorama e próximas partidas
Ambas as equipes estreiam na disputa das oitavas de final da Copa Verde no meio de semana, jogando na Arena da Amazônia. Na quarta-feira (5), o Amazonas enfrenta o Tocantinópolis-TO, às 20h. Já na quinta-feira, no mesmo horário, é a vez do Manaus receber o Águia de Marabá-PA.
Pelo Estadual, o Amazonas recebe o Princesa do Solimões às 15h30 de sábado (8), no estádio Carlos Zamith. O Manaus visita o São Raimundo no mesmo horário de domingo (9), no estádio da Colina.
Gols