Erivelton Gomes detalha pré-temporada intensa no JC e projeta Série A2: “Equilíbrio grande”
Atual campeão do torneio com o Ceará, o novo treinador das Tigresas espera repetir o feito em Itacoatiara. Competição inicia dia 15 de abril
Postulante ao acesso à elite do futebol feminino em 2023, o JC Futebol Clube segue em trabalhos de pré-temporada em Itacoatiara para a disputa da Série A2 do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 15 de abril. Entre as novidades para a nova temporada, as Tigresas do Norte serão comandadas por um treinador que conhece muito bem “o caminho das pedras” para que o clube chegue enfim ao objetivo.
Erivelton Gomes foi campeão da A2 na última temporada, conquistando consequentemente o acesso à primeira divisão. Agora no time de Itacoatiara, a expectativa é que o sucesso se repita. Junto dele, vieram membros da comissão técnica e alguma atletas que também tiveram êxito no time cearense. Ele detalhou a estratégia de preparação, e como ela tem sido feita, considerando uma competição de alto nível pela frente.
“Os trabalhos já iniciaram, vamos fechar a segunda semana. A prioridade neste início é a parte física das atletas, depois de exames e avaliações. A partir da próxima semana, queremos começar a dar uma estrutura, uma cara para introduzir a maneira que vamos procurar jogar. Claro que cada adversário é uma história, pode haver mudanças, mas já queremos definir um esquema de jogo, um modelo. Contamos com o apoio do torcedor, que vai comparecer para nos incentivar. Vão ser jogos difíceis e precisamos disso”.
Na última quarta-feira (22), a CBF divulgou o regulamento e a tabela detalhada da competição nacional. O JC estará no grupo B, ao lado de 3B da Amazônia, Esmac-PA, Vila Nova-GO, Fortaleza-CE, Botafogo-PB, Sport-PE e UDA-AL. Dos oito clubes, apenas quatro passam para o mata-mata e brigam com outros quatro do grupo A para chegar na semifinal e subir.
A estreia das Tigresas será dia 16, contra o Fortaleza, em casa, às 15h (de Manaus). Resta definir o local, o clube ainda aguarda laudo para saber se o estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara, estará apto para receber partidas. Caso contrário, é possível que o JC atue como mandante na capital amazonense. Erivelton analisou o cenário e reforçou a importância da força das partidas em casa.
“Havia uma expectativa grande quanto aos grupos e como seria a disputa neste ano. Será um formato diferente, com dois grupos, sete jogos. A gente vê um equilíbrio muito grande no nosso grupo. Nosso primeiro jogo já é contra o Fortaleza, que é uma grande equipe, tivemos a oportunidade de jogar contra, manteve uma base e vem forte. Vemos clubes que contrataram bastante pra chegar no objetivo, como nós. A mentalidade de todos é essa, de fazer uma grande competição. Temos quatro jogos em casa e temos que fazer valer para chegar entre os quatro. Depois vamos galgando passo a passo. Temos tudo para fazer um bom campeonato”, comentou.
A chegada de Erivelton ao JC não foi coincidência. Os caminhos de treinador e clube se cruzaram em 2022, no duelo do acesso. O Ceará foi amplamente superior, goleou por 4 a 1 nos dois jogos e subiu à elite. Agora do lado amazonense da história, Erivelton rasgou elogios à mentalidade do JC e acredita que com trabalho forte e seriedade, o clube pode chegar ao grande objetivo, de compor a Série A1 em 2024.
O primeiro contato com o JC foi no ano passado. O Ceará veio disputar a vaga do acesso à Série A1 aqui. Conhecemos um pouco do clube, depois estudamos mais a fundo e vimos que, apesar de ser um clube novo, tem as atenções voltadas ao futebol feminino. Assim que saímos do Ceará, o JC foi a primeira equipe que nos contactou. Pegamos mais algumas informações, já tínhamos trabalhado com algumas jogadoras do elenco, o presidente e a diretoria foram bem transparentes em relação ao objetivo do clube, que é o acesso, depois de ter tentado nos anos anteriores. Tudo está se comprovando aqui, são pessoas que têm palavra e tenho certeza que vamos colher bons frutos aqui, se Deus quiser
Confira a sequência de jogos do JC na A2:
1ª rodada (16/4): JC x Fortaleza-CE – Estádio a definir, às 15h (de Itacoatiara)
2ª rodada (22/4): UDA-AL x JC, Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), às 14h (de Itacoatiara)
3ª rodada (30/4): JC x Vila Nova-GO – Estádio a definir, às 15h (de Itacoatiara)
4ª rodada (6/5): Esmac-PA x JC – Estádio Francisco Vasques (Souza), em Belém (PA), às 14h (de Itacoatiara)
5ª rodada (14/5): JC x 3B da Amazônia – Estádio a definir, às 15h (de Itacoatiara)
6ª rodada: Botafogo-PB x JC – data, local e horário a definir
7ª rodada: JC x Sport-PE – data, local e horário a definir