Espiga marca, Penarol bate São Raimundo e vai à final do Barezão 2020
(Foto: João Normando/FAF)
Na tarde deste sábado (27), no estádio da Colina, o Penarol venceu o São Raimundo por 1 a 0, se classificou para a final do Campeonato Amazonense de 2020, e de quebra garantiu vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D deste ano. Lucas Espiga marcou o gol da vitória do Leão da Velha Serpa aos 19 minutos do segundo tempo.
Na decisão, o Penarol enfrentará o Manaus, que bateu o Fast Clube por 2 a 0 na outra semifinal, que aconteceu simultaneamente na Arena da Amazônia. Os detalhes do duelo serão confirmados pela Federação, mas a tendência é que seja na próxima segunda-feira (1).
Como o Manaus avançou à final, Fast e São Raimundo brigam por uma vaga na Série D na disputa de terceiro lugar, que deve acontecer na mesma data da grande final.
O jogo
Como era de esperar, o jogo começou pegado no meio de campo. O Tufão começou mais incisivo, com volume de ataque, mas um jogo mais estudado do que jogado, sem espaços. Tanto que o primeiro cartão amarelo surgiu antes da primeira finalização, Miliano entrou forte em Jairo Paraíba e foi advertido aos 16 minutos. No minuto seguinte, em saída rápida ao ataque, Negueba escapou pela direita e cruzou para Adrianinho dentro da área, que finalizou de peixinho, a bola desviou na defesa e foi para escanteio.
O Penarol até conseguia tomar a bola, mas não era rápido na construção e virava presa fácil para a defesa do Tufão, que fazia a recomposição com facilidade e cedia pouco espaço nas costas. Em um desses espaços cedidos, Espiga tomou a frente de Thiago Brandão, que fez a falta dura e tomou o segundo amarelo da partida.
Na cobrança, o goleiro Matheus Melo trabalhou pela primeira vez na partida aos 26 minutos, o lateral Douglas levantou na área e o camisa 1 do Tufão saiu pra defender. Aos 37, Adrianinho recebeu na entrada da área e chutou com perigo por cima do gol, passou perto.
No último lance do primeiro tempo, Miliano bateu escanteio, a bola desviou e sobrou para o zagueiro Pastor, que dentro da pequena área mirou o canto, mas o zagueiro Iuri, do Penarol, estava atento e tirou em cima da linha. Fim de primeiro tempo, ninguém balançou as redes na Colina.
Segundo tempo
No primeiro minuto, lance polêmico. Wendel invadiu a área, ganhou a frente de Iuri e foi derrubado na área, o Tufão reclamou de pênalti, mas o árbitro nada marcou. Aos 4 minutos, Negueba recebeu na intermediária e abriu para Miliano no corredor, o lateral chegou chutando e a bola passou com perigo por cima da meta de Pedro Henrique. Dois minutos depois, Wendel foi lançado nas costas da zaga, que achou que o camisa 7 estava impedido, e cara a cara com Pedro, ele se enrolou e perdeu uma grande oportunidade.
O São Raimundo seguiu tendo domínio da partida, principalmente no meio de campo, procurando Negueba, o Penarol por sua vez, parecia ter seu ataque cansado e sem energia para levar perigo. Inferior no jogo, na bola parada, o Penarol se superou e abriu o placar aos 19 minutos. Edinho Corrêa levantou na área, Emerson afastou mal e a bola sobrou limpa para Lucas Espiga na pequena área apenas empurrar pro gol e fazer 1 a 0 pro Leão da Velha Serpa. Aos 28, Wellinghton foi lançado na direita dentro da área, cortou o defensor e caiu, o juiz considerou simulação e amarelou o camisa 11 colinense.
O Penarol respondeu dois minutos depois é quase ampliou, Jairo Paraíba cruzou na medida pela esquerda para Lucas Espiga, mas o camisa 11 pegou fraco na bola e praticamente recuou para o goleiro Matheus. O Tufão iniciou uma blitz no ataque cercando a área e tentando cruzamentos, mas com a defesa do Leão bem postada, se tornou uma difícil missão furar o bloqueio.
Aos 49, com o espaço deixado na defesa, Ronny Moraes entrou na área e chutou rasteiro, a bola beliscou o cantinho da trave e se perdeu pela linha de fundo. O Penarol se fechou como pôde, se segurou na defesa durante os oito minutos de acréscimo, e está garantido na decisão estadual e nas competições nacionais deste ano.