Amazonas FCEsporte localNacional FC

Esporte Manaus transmite Amazonas FC x Nacional, na volta do Barezão 2020

(Foto: Marcos Dantas)

Passados adiamentos, cancelamentos e meses de espera, o Campeonato Amazonense de 2020 volta a ser disputado nesta segunda-feira (15), na Arena da Amazônia. Pelo grupo A, Amazonas FC e Nacional fazem o primeiro duelo da competição, a partir das 15h30 (de Manaus), com transmissão ao vivo do Esporte Manaus, no Facebook, com narração de Marcos Dantas e comentários de Kássio Junio, a partir das 15h.

As sete equipes que brigarão pela taça estão divididas em dois grupos, um com quatro equipes e outro com três, em virtude da desistência do Princesa do Solimões. Compõem o grupo A: Amazonas FC, Nacional, Manaus FC e Penarol. No grupo B, duelam Iranduba, São Raimundo e Fast Clube. Em turno único, os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, que será em jogo único, assim como a grande final.

Além de consagrar o campeão estadual de 2020, a edição servirá para indicar os representantes do Amazonas nas competições nacionais deste ano: Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. Devido a pandemia de Covid-19, essa e as demais partidas do Campeonato Amazonense serão realizadas sem a presença de torcedores.


Nacional 

O maior campeão da história do torneio, com 43 títulos, o Nacional inicia a caminhada para encerrar o jejum de quatro temporadas sem levantar o caneco. Semifinalista do primeiro turno do Amazonense cancelado, o Nacional teve três treinadores em 2020 e não obteve êxito na temporada, que ainda rendeu uma eliminação na fase preliminar da Série D para o Ji-Paraná-RO.

Técnico Alan George (Foto: Lane Azevedo/Nacional FC)

Para 2021, a diretoria nacionalina foi buscar o técnico paulista Alan George, que chegou a dirigir a equipe por duas partidas em 2016, e agora retorna para sua segunda passagem, com a oportunidade de gerir um trabalho desde o início. Se do lado do adversário há um bom aporte financeiro, no Nacional, a realidade é outra: economia e mesclagem. Reformulado, o elenco com 25 jogadores no total foi montado em sua maioria por jogadores que retornam, 12 jovens formados nas categorias de base e nomes experientes, como o meia Flamel e o atacante Everson Bilau.

O elenco do Nacional para a competição é o seguinte:

Goleiros: Adrian Serpa, Adalberto e José Victor;

Laterais: Alan Patrick, Marcelo, Leandrinho e Romão;

Zagueiros: Anderson Bandeira, Cris, Cleberson Varane e João Bruno;

Volantes: Bruno Domingues, Gabriel Manga, Antony, Judá, Lucas Guerreiro e Baé; 

Meias: Flamel, Vinícius Gyan e Leozinho;

Atacantes: Max, Jones, Vitinho, Everson Bilau e Gustavinho.


Amazonas FC

Campeão da Série B de 2019 e líder geral do estadual de 2020 antes de ser cancelado, o Amazonas chega bastante modificado para a nova edição, com apenas seis remanescentes e o experiente treinador Ruy Scarpino no comando – com Série C e vários estaduais na carreira, inclusive o Paulista – , além do investimento pesado e ambições.

O clube segue a fórmula de apostar em jogadores experientes com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro. Se num passado recente a Onça Pintada surpreendeu a todos trazendo ao futebol amazonense o volante Airton, ex-Flamengo e Fluminense, e o atacante Maikon Leite, ex-Santos e Palmeiras, para 2021, são quatro atletas com currículo recheado no caçula da primeira divisão.

O primeiro deles confirmado foi o volante Adriano Bispo, de 33 anos, campeão da Libertadores da América de 2011 pelo Santos, que também passou por Grêmio, Avaí, entre outros. Logo depois, o atacante Marion, de 29 anos, campeão da Copa do Brasil de 2014 vestindo a camisa do Atlético-MG. 

O nome mais badalado chegou há algumas semanas, mas foi confirmado oficialmente na última sexta-feira (12): o meia Ibson, um dos destaques do Flamengo no fim da década passada, que também passou por Santos, Corinthians e estava no Tombense-MG, onde foi vice-campeão estadual e eleito o melhor jogador da competição em 2020. Aos 37 anos, o meia deve ser o cérebro da equipe em busca do título inédito e das vagas nas competições nacionais. Por último, o atacante Soares, de 35 anos, que é amazonense, mas que pela primeira vez vai jogar por um clube do estado. Foi campeão da Copa do Brasil pelo Fluminense em 2007 e passou também por Cruzeiro e Grêmio.

O elenco do Amazonas para a competição é o seguinte:

Goleiros: Guanair Jr., Oliveira e Rafael Kahn;

Laterais: Romarinho, Magno, Thiago Pereira, Maxwell e Felipe Emanuel;

Zagueiros: Alan Ferreira, Murilo Gomes, Mendonça, Mário Pierre e Lucas Rafael;

Volantes: Otávio, Adriano Pagode, Delciney e Diogo Fogliato;

Meias: Ibson e Felipe Boca;

Atacantes: Marion, Tiago Amaral, Lucas Fabrício, Gleisson, Pedro Igor, Rodrigo Periale, João Lucas, Mateus Jorge e Soares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *