Esporte Manaus transmite final do Campeonato Society da Baixada Fluminense, neste sábado
Um dos maiores torneios de futebol amador do Amazonas, a 9ª edição do Campeonato Society da Baixada Fluminense chega a sua grande final neste sábado (5). A partida entre Amigos do Rollan FC e Elgin FC acontece a partir das 16 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do Esporte Manaus, com narração de Marcos Dantas, comentários de Matheus Pereira e Tony Maquiné na reportagem, diretamente do campo da Baixada Fluminense.
O Campeonato foi iniciado ainda em dezembro do ano passado, com 32 equipes divididas em 4 grupos. Devido a pandemia de Covid-19, o campeonato foi suspenso em março, logo após o fim da primeira fase e foi retomado em julho, no início do mata-mata, até chegar na grande final deste sábado.
Para chegar na final, Elgin FC fez 13 pontos no Grupo A, com 4 vitórias, 1 empates e 2 derrotas. No mata-mata, eliminou o Unidos do M. e Vale Sinai FC na segunda fase, o Catalunha FC nas oitavas, o Império Lan FC nas quartas e o XV de Dezembro FC nas semifinais, com direito a emoção e vitória nos pênaltis.
A campanha do time Amigos do Rollan FC teve 18 pontos conquistados no Grupo 2, com 6 vitórias e 1 derrota na primeira fase. No mata-mata, eliminou o Núcleo 1 FC nas oitavas, o São Francisco FC nas quartas e o AmazonGás/Shalke R4 FC nas semifinais.
O time campeão do torneio levará R$ 20 mil reais pra casa, já o vice embolsa R$ 5 mil. O melhor goleiro e o artilheiro da competição ganharão uma TV de 32 polegadas cada.
Chegando ao fim da nona edição, o Campeonato da Baixada Fluminense foi criado em 2011, com o intuito de promover o esporte na comunidade e manter os jovens longe da criminalidade e do mundo das drogas. Paulo Harper, um dos fundadores e organizadores da competição, conta que o torneio foi criado e permanece de maneira voluntária até os dias atuais, sendo mantido com a colaboração das equipes participantes.
“O projeto desde o início é totalmente voluntário. Começamos com 6 times participando na primeira edição e uma premiação total de 800 reais. Ao longo destes anos tivemos a participação de times de comunidades de Parintins, Iranduba e até de Santarém. Sem contar com os investimentos feitos na estrutura do nosso espaço de jogo”, destacou Paulo.
Um sistema biométrico – algo que não é visto nem em torneios profissionais do estado – adquirido pela equipe organizadora do campeonato evita fraudes de identidade dos atletas e mantém todos devidamente regularizados, além da aquisição de um telão, que exibe placar, faltas e o tempo de jogo. Os avanços também beneficiam os árbitros das partidas, que contam com ponto eletrônico e podem manter comunicação.
É neste sábado, às 16 horas, ao vivo no Facebook do Esporte Manaus, fique ligado!