(Foto: Divulgação)
Neste domingo (19), a Federação Amazonense de Taekwondo Interestilo (Fati) promove o 2º exame de faixa colorida de 2021. O evento será realizado na Academia Juruá de Taekwondo, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, a partir das 9 horas da manhã. As inscrições estão abertas e vão até as 20 horas desta quinta-feira (16), por meio do link (https://forms.gle/1rRTvFCVCPPWJFgn9), ou no telefone (92) 99158-6202.
A expectativa é que cerca de 100 atletas de diversas academias participem dos exames. A graduação segue uma ordem hierárquica por faixas, todas representando a aprendizagem do atleta ao longo dos anos. Lutadores de todas as idades podem participar, seja da categoria infantil, juvenil, adulto e master.
No Taekwondo, há uma graduação para faixa colorida, chamada de Gub (grau) e outra conhecida como Dan (degrau), para faixas pretas. O exame será para faixas coloridas. Entre os inscritos, está confirmada inclusive a ilustre presença de um aluno de 83 anos de idade, que superou dois derrames cerebrais e participará dos exames.
A mesa de Avaliadores será composta por três Mestres: Valmar Fernandes (5º dan), Geraldo Pereira (6º dan) e Silas dos Santos (4º dan). Entre os espectadores estará o educador Robson França, também professor de Judô, que foi convidado para assistir ao exame de faixa, visando a produção de um artigo científico sobre as avaliações teóricas realizadas nas lutas de academia. Também presidente da Federação, Valmar explicou que o intuito do evento é voltado para evolução dos lutadores, tanto dentro quanto fora dos tatames, independente da idade.
“Os exames de faixa acontecem a cada três meses. Quando um aluno faz uma graduação, não é pelo simples ato de receber uma faixa, mas também para aprender sobre educação. Cada graduação vai formando este indivíduo, o caráter, a personalidade deste cidadão. É importante também a participação dos pais, para que acompanhem o desenvolvimento dos alunos. Então, tudo isso faz parte não só de um conhecimento da luta, mas também de um crescimento individual”, disse.