Noélia Chaves vai cumprir oito dias de gancho após reclamação do Galo, que se sentiu prejudicado com um gol anulado no clássico
O clássico entre Nacional e Rio Negro do último sábado (28), que terminou em 1 a 1, teve novos desdobramentos quanto à atuação da arbitragem. Nesta quinta-feira (2), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou o afastamento por oito dias da árbitra assistente Noélia Chaves, responsável por anular por impedimento um gol legal de Kamdem, do Rio Negro.
A partida estava empatada em 0 a 0, quando o volante partiu nas costas da defesa e recebeu um passe de Thales, chegou a anotar o gol encobrindo Jonathan, mas logo a profissional levantou a bandeira e sinalizou uma irregularidade, que se mostrou equivocada, como confirmam as imagens.
A entidade estadual recebeu a reclamação do Galo através da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Amazonas (CEAF/AM), que analisou as provas, documentos, e decidiu pelo afastamento de Noélia. Além do gol anulado, outros lances do clássico foram reclamados e analisados (confira a nota completa no fim da reportagem).
Em parecer divulgado, a ouvidoria de arbitragem afirma que a “geladeira” sobre a árbitra será pedagógica, com aulas de vídeos testes, treinamentos práticos, acompanhamento psicológico no período de oito dias, para que ela retorne às atividades normalmente a partir do dia 6 de fevereiro.
Confira o trecho da nota:
“O reclamante diz que “aos 36 minutos do primeiro tempo, a assistente denunciada assinalou, e teve a sinalização conformada pelo árbitro principal, um impedimento do atleta Kandem”, acrescentando que “as imagens e o vídeo do lance mostram claramente que o atleta atacante partiu em direção à bola, da mesma linha do último (sic) defensor, não ocorrendo o impedimento assinalado pela assistente denunciada”. Ademais, ao lado de adjetivar negativamente a atuação da árbitra assistente (surrealidade do apontamento), requereu da CEAF a devida apuração e aplicação de sanção administrativa.”
Confira o trecho da conclusão:
“e) que, após minuciosa análise do lance em “tela” veiculado pela imprensa local, a Árbitra Assistente Noélia Chaves da Paixão, foi afastada pela CEAF- AM das suas atividades laborais no dia seguinte ao jogo (29/01/2023), por um período de 08 (oito) dias.
f) que, o afastamento tem caráter pedagógico com aulas de vídeos testes, treinamentos práticos, acompanhamento psicológico para que a profissional retorne as suas atividades de forma segura.”
Segue nota na íntegra
Com informações da Assessoria de Imprensa da Federação Amazonense de Futebol (FAF)