Os clubes participantes se reuniram com a FAF e decidiram os detalhes da competição, que terá modo de disputa semelhante ao de 2022
O Campeonato Amazonense de 2023 já tem período de disputa e os primeiros confrontos definidos. Na última terça-feira (18), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) se reuniu com representantes dos clubes participantes no segundo congresso técnico que decidiu os detalhes finais do regulamento e a tabela básica da competição, divulgada oficialmente nesta quarta-feira (19).
O pontapé inicial com a primeira rodada será realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, com destaque para o clássico entre Rio Negro e Nacional, logo de cara. As finais estão previstas para os dias 9 e 16 de abril.
A edição de 2023 terá dez clubes participantes: Amazonas FC, Fast Clube, Iranduba, Manauara, Manaus FC, Nacional, Operário, Princesa do Solimões, Rio Negro e RPE Parintins. O sistema de disputa será misto, semelhante ao praticado no Estadual deste ano. Na primeira fase, as dez equipes jogam entre si em turno único, no sistema de pontos corridos.
Ao fim das nove rodadas, classificam-se as oito primeiras equipes para as quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados. Definidos os classificados, os duelos de mata-mata serão definidos em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), com os quatro melhores colocados decidindo em casa nos jogos de volta e com a vantagem de avançar em caso de empate no placar agregado dos dois duelos.
Passando por quartas e semifinais, até a grande final, os critérios serão os mesmos. Os finalistas garantem vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024.
Confrontos da primeira rodada:
Sábado (28 de janeiro):
Nacional x Rio Negro
Operário x Fast
Domingo (29 de janeiro):
Manaus x RPE Parintins
Iranduba x Princesa do Solimões
Amazonas FC x Manauara
Confira a tabela básica completa:
Confira o regulamento da competição: