Barezão 2023Esporte local

FAF divulga escala de arbitragem das duas primeiras rodadas do Barezão 2023

Audiência pública para anunciar os árbitros ocorreu na última quarta (25), através do Instagram oficial da Federação

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou na última quarta-feira (25), através do Instagram oficial, a audiência pública para definir os árbitros da primeira e segunda rodada do Campeonato Amazonense de 2023. A novidade é que na escala para a primeira partida da competição, com o clássico Rio-Nal, as mulheres serão maioria.

Dos cinco profissionais escalados, elas assumem quatro postos: árbitro, Antônio Carlos Pequeno Frutuoso, auxiliado pela assistente n° 1, Anne Kesy Gomes de Sá e a assistente n° 2, Noélia Chaves da Paixão. A quarta árbitra será Elivane Trindade da Costa, enquanto a quinta árbitra será Aline Miranda Gil.

Para o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, a valorização da mulher no futebol é um dos objetivos da nova gestão, “A floresta é a bola da vez”. Segundo ele, a prioridade é escalar profissionais capacitados e garante que elas estão.

“Nós queremos mostrar que temos profissionais capacitados na arbitragem amazonense e temos mulheres em alto nível. Todos passaram pela pré-temporada, elas fizeram atividades e todo o processo, igualmente aos homens. O que vemos são mulheres aptas a estarem no quadro de arbitragem do futebol amazonense e é um orgulho começar o Barezão com elas. O Rio-Nal, que é um clássico tradicional, vai se tornar ainda mais especial”, destaca.

Quadro de arbitragem da FAF

A audiência foi conduzida pelo Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Amazonas (CEAF), Wéden Cardoso, juntamente com o Secretário Geral da FAF, Rodrigo Novaes e o Instrutor e analista de desempenho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Reginaldo Noronha.

“A primeira escala dos árbitros que irão atuar no Campeonato Amazonense mostra não somente a valorização das mulheres, como também de todos os profissionais que estão no quadro da CEAF-AM. A ideia é trabalhar com todos, dar novas oportunidades àqueles que há algum tempo não atuavam, mas se dedicaram na pré-temporada, assim como, os que estão começando. Nós teremos o acompanhamento do analista de desempenho, para fortalecer a arbitragem amazonense e brasileira, já que os árbitros do Amazonas também estão no quadro nacional e temos uma FIFA”, assegura.

Quem são elas

  • Anne Kesy Gomes de Sá, 30 anos, na FAF desde 2009, na CBF desde 2012 e é FIFA desde 2022, na mesma temporada fez duas competições CONMEBOL.
  • Noélia Chaves da Paixão, 46 anos, atua há 12 anos na arbitragem, sendo um ano como amadora e 11 como profissional. É Árbitra CBF.
  • Elivane Trindade da Costa, 34 anos, há 10 anos atuando pela Federação e há 9 pela CBF. Desde 2020 atua como árbitra central.
  • Aline Miranda Gil, 24 anos atuando desde 2019.

Abaixo a tabela completa da equipe de arbitragem escalada para as duas primeiras rodadas do Barezão:

Com informações da Assessoria de Imprensa da Federação Amazonense de Futebol (FAF)