(Foto: João Normando/FAF)
Na grande Arena da Amazônia, o Fast Clube sagrou-se o vencedor do Campeonato Amazonense sub-20 de 2021 na tarde deste domingo (18). O Tricolor de Aço goleou o Tarumã por 4 a 1, com gols de Adam e Thiago, duas vezes cada, e Marquinhos descontando para o Lobo do Norte. O título classifica a equipe como representante do Amazonas na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Copa do Brasil da categoria em 2022.
Primeiro tempo: preciso na bola aérea, Fast abre vantagem
O Fast começou a decisão com a posse da bola, tocando com paciência e ocupando o campo de defesa do Tarumã em busca de espaço. Logo aos seis minutos, Danyllo cobrou falta lateral dentro da área, o goleiro Raphael rebateu de soco pro meio da área, onde estava o camisa 10 Adam, que completou pro gol e abriu o placar para o Fast Clube.
Afiado na bola parada, o Rolo Compressor chegou ao segundo gol aos 15 minutos, cobrando escanteio pela esquerda, novamente Danyllo serviu o atacante Thiago, que testou no canto, sem chances para Raphael, fazendo 2 a 0.
O Tarumã tentou responder com algumas investidas também na bola aérea, mas atenta, a defesa do Tricolor não permitiu ser vazada inicialmente. O Lobo do Norte equilibrou a partida e acertou a marcação, mas tinha dificuldade para construir jogadas ofensivas e incomodar a meta de João Albano, fim de primeiro tempo.
Segundo tempo: Tricolor mantém superioridade e constrói goleada
Castigado pela bola aérea na etapa inicial, o Tarumã voltou a sofrer logo aos dois minutos, Adson recebeu cruzamento da intermediária, escorou para o meio da área, onde apareceu o meia Adam antecipando Raphael e fuzilando as redes, fazendo o seu segundo gol na partida e o terceiro do Rolo Compressor, que nesse momento colocou uma mão na taça.
A equipe não se acomodou com a vantagem e seguiu buscando mais gols. Aos 13 minutos, o lateral-esquerdo Germano fez grande jogada individual pelo lado esquerdo, bagunçou a defesa e rolou na pequena área para Thiago, sem marcação, fazer seu segundo gol na partida.
Numa falha do zagueiro Tampico, que espanou a bola em cima do atacante do Tarumã, o goleiro Albano saiu do gol na sobra e acabou atingindo Soniel sem bola, cometendo pênalti. O artilheiro Marquinhos bateu com força no canto esquerdo de Albano e diminuiu para o Tarumã, 4 a 1. Foi o oitavo gol do camisa 10 do Lobo do Norte na competição.
Procurando uma sobrevida na partida, o Tarumã ainda assustou o Fast com uma bola no travessão, já aos 40 minutos, em cobrança de falta, mas não conseguiu diminuir ainda mais o prejuízo. As equipes mantiveram a forte marcação até o fim do jogo, já nos acréscimos, Pablo acertou um voleio para boa defesa de Albano. Com o placar mantido, o Tricolor de Aço partiu para a comemoração após o apito final.