Fast vence o Librade por 2 a 1 e sai em vantagem na final do Barezinho sub-20
Com gols de Gustavinho e Ryan, o Tricolor de Aço saiu na frente pelo terceiro título seguido. Jogo de volta acontece sexta-feira (28), na Colina
No estádio Carlos Zamith, o Fast Clube bateu o Librade por 2 a 1 na tarde desta terça-feira (25) e abriu vantagem na final do Campeonato Amazonense sub-20 de 2023. Os gols da vitória do Rolo Compressor foram marcados por Gustavinho e Ryan, na segunda etapa. China descontou para o Papagaio do Norte.
O jogo
A primeira etapa foi de oportunidades para os dois lados. Aos três minutos, Claudinho arriscou de fora da área, o goleiro Cleyton deu rebote nos pés de Pedro, que finalizou por cima do gol e desperdiçou a chance para o Fast. Aos nove, Diogo cobrou falta lateral, o zagueiro Rapha subiu sozinho sem marcação e testou, mas ao lado da trave.
Na sequência, o Librade respondeu com duas chegadas perigosas. Primeiro aos 17 minutos, em chute de longe de Tiago, que passou muito perto da trave de Paulo Neneca. Depois aos 30, Cristiano carregou pelo meio, deixou dois marcadores pra trás e rolou para China finalizar de longe, Paulo voou para defender. O Fast respondeu aos 35, Periquito chutou mascado de fora, Pedro se jogou na bola e cabeceou no meio do caminho, Cleyton foi buscar no ângulo.
Segundo tempo
O Librade voltou melhor para a etapa final e teve mais volume de jogo, ameaçando o gol do Fast. Mas Darlan Borges mexeu na equipe tricolor, e o gol saiu aos 19 minutos, com dois atletas vindos do banco. Ryan arrancou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro, o goleiro Cleyton afastou parcialmente com os pés, mas a bola sobrou para Gustavinho completar pras redes e inaugurar o marcador. O gol chegou a ser anulado pelo árbitro assistente por impedimento, mas foi validado minutos depois.
Em desvantagem, o Librade partiu pra cima. Aos 24 minutos, China cobrou escanteio, Eduardo cabeceou no cantinho, Paulo Neneca foi buscar. Até que aos 39 minutos, veio o empate do Papagaio do Norte, num golaço do artilheiro do campeonato. Cristiano carregou pelo meio, abriu espaço na defesa e tocou para China, o camisa 10 preparou e emendou um balaço de perna direita na gaveta de Paulo Neneca. Tudo empatado no Zamith.
Quando o Papagaio tentava se animar no jogo, o Fast voltou à frente do placar. Aos 42 minutos, Diogo aproveitou o espaço nas costas da defesa do Librade pela esquerda e cruzou, Ryan se antecipou a marcação dentro da área e anotou o segundo do Tricolor. Aos 46 minutos, Vinicius mandou uma pancada da entrada da área carimbando o travessão de Cleyton, quase anotando o terceiro.
Panorama e próxima partida
A finalíssima acontece na próxima sexta-feira (28), às 15h30, no estádio da Colina. Apesar do mando de campo do Tricolor de Aço, a definição vai para os pênaltis em caso de empate na soma dos placares. Não há vantagem para nenhum dos lados.
Para ser campeão, o Fast pode até empatar. Já o Librade precisa vencer por dois gols de diferença para levar o caneco pra casa no tempo normal, ou pelo menos por um gol para levar para a marca da cal.
Confira os melhores momentos