Ícone do site Portal Esporte Manaus

Federação Amazonense de Xadrez dá início ao calendário 2024 com torneio na terça de Carnaval

Primeiro torneio organizado pela entidade neste ano também marca a inauguração da nova sede da FAX

A Federação Amazonense de Xadrez (FAX) dará início, na terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, ao calendário de competições de 2024. O Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves 2024 vai reunir, em torneio aberto para todas as faixas etárias, os competidores do Estado a partir das 16h, na Sala de Xadrez da Federação (Sala 04), na rua Maceió, nº 686, Altos, no bairro Adrianópolis, em Manaus.

“O evento é apenas o primeiro de muitos que iremos realizar em 2024 e a minha expectativa com o início do calendário da federação e que a comunidade de jogadores e apoiadores do xadrez fiquem motivados com tudo que preparamos para esse ano. Teremos eventos inéditos na região”, destacou Rudson Peixoto, mestre nacional e presidente da FAX.

O Primeiro Memorial, que tem como objetivo homenagear o grande mestre enxadrista português, 8 vezes campeão amazonense, Alexandre Goncalves, garante premiação em dinheiro para os três primeiros lugares do torneio. A disputa obedecerá ao sistema suíço em 13 rodadas.

“Se hoje existe uma federação em Manaus, foi por causa dele, que organizou a Federação nos seus primeiros anos e consequentemente foi campeão amazonense por 8 vezes. Esse trabalho rendeu muitos frutos e posicionou o Amazonas como o estado mais forte da região. O que nós da FAX estamos fazendo é uma justa homenagem a todos esses jogadores que muito contribuíram com o nosso esporte”, destacou Alan Nascimento Teixeira, diretor técnico da FAX.

Com um Congresso Técnico a partir de 15h30, o Primeiro Memorial terá como diretor da competição o mestre nacional e presidente da FAX, Rudson Marinho Peixoto, com arbitragem principal de Alan Teixeira. A competição é valida para rating (pontuação que mede a força do jogador) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e The International Chess Federation (FIDE).

Inscrições

As inscrições para o Primeiro Memorial custam apenas R$ 50 e não é necessário pagar taxa para a Federação Amazonense e nem para a Confederação Brasileira de Xadrez, como é o caso das próximas competições no Estado.

FAMAC e FAMAJ

Ainda em fevereiro, a FAX promove, nos dias 24 e 25/02, o Festival Amazonense da Criança (FAMAC 2024), que conta como o campeonato amazonense de categorias sub-08, sub-10 e sub-12 anos. A competição também será na sala de xadrez da federação. Na semana seguinte, nos dias 02 e 03/03, acontece o Festival Amazonense da Juventude (FAMAJ), para competidores sub-14. sub-16 e sub-18.

Rating

O Xadrez é um dos esportes que mais vêm crescendo no País. No Amazonas, apenas na Federação Amazonense de Xadrez, existem 1400 enxadristas cadastrados, sendo cerca de 137 com ranking internacional.

Atualmente, o Amazonas tem 2 mestres FIDE, título dado pela Federação Internacional de Xadrez; 8 mestres nacionais e 4 jogadores que são candidatos a mestres nacionais. Além disso, o Estado tem uma mestre nacional feminina.

“Eu vejo que, no Amazonas, na Região Norte, o xadrez tem crescido exponencialmente graças a eventos como esses, que a gente vem realizando com os jovens. Já tivemos um jogador de escola pública que jogou brasileiro, foi campeão de xadrez escolar e assim como muitos outros que estão despontando, e estamos vendo uma renovação do xadrez no Amazonas”, concluiu Rudson Peixoto.

Calendário

Entre as principais competições confirmadas no calendário da federação em 2024, estão o V Torneio Clássico – PauloChess Coach 2024, nos dias 29, 30 e 31 de março; o I FAX FIDE 2024, entre 12 a 14 de abril; o I Memorial Blitz Carlos Relfalefsky 2024, em 4 de maio; o VI Torneio Clássico – PauloChess Coach 2024, de 21 a 23 de junho. Em julho, acontece o Campeonato Brasileiro Rápido e Blitz Absoluto, na capital amazonense, nos dias 19, 20, e 21/07. Em outubro, há ainda o aguardado Manaus Chess Open, entre os dias 11 a 17.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FAX

Sair da versão mobile