Fim da linha: Nacional vence o Bahia de Feira-BA na Colina, mas cai nas oitavas da Série D
O Leão da Vila Municipal buscou 3 a 2, mas não conseguiu reverter a desvantagem de dois gols jogando em casa e coloca ponto final na temporada
O Nacional está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Diante da torcida azulina no estádio da Colina, o Leão da Vila Municipal tinha a missão de reverter o revés da ida por 2 a 0, até venceu o Bahia de Feira-BA por 3 a 2 na tarde deste domingo (19) mas deu adeus à disputa nas oitavas de final. Na soma dos placares, o Tremendão levou a melhor por 4 a 3. Iury Tanque marcou três vezes para o Naça, enquanto Ronan e Everton Kanela foram às redes pelo time baiano.
O jogo
O Nacional precisava do resultado jogando em casa. O Bahia de Feira tinha a vantagem e veio a Manaus para segurar a vantagem construída em Feira de Santana. A primeira tentativa azulina foi aos cinco minutos. Paulinho achou Wendel na ala esquerda, o camisa 6 cruzou forte, Alan espalmou, na sobra, Hitalo rolou para Ítalo chegar batendo, mas o chute foi pra fora.
O cenário que já era desafiador, ficou ainda maior aos 15 minutos. O Bahia de Feira pegou a defesa do Nacional desarrumada e armou contra-ataque, Cazumba recebeu do lado esquerdo e cruzou, Ronan apareceu na pequena área livre de marcação para abrir o placar na Colina. A vantagem baiana ficava ainda maior.
Aos 26, o Nacional passou a jogar com um atleta a menos. Paulinho fez falta em Ronan e tomou cartão amarelo. Porém, o árbitro Afro Rocha de Carvalho foi orientado a rever o lance no VAR, e acabou expulsando o zagueiro azulino.
Prejuízo dobrado. O jogo seguiu amarrado e com pouca inspiração do lado nacionalino. O Bahia de Feira fechava os espaços e se defendia como podia. O Nacional voltou a ameaçar só aos 45, após lançamento pra frente, Iury Tanque ajeitou para Sacramento que encheu o pé, Alan defendeu.
Segundo tempo
O técnico João Carlos Cavalo voltou do intervalo com três mexidas e foi pro tudo ou nada. João Victor, Kiko e Iago entraram nos lugares de Clayton, Wendel Nery e Ceará. A partir daí, virou um ataque contra defesa. A blitz azulina começou com Sacramento cobrando falta forte aos sete minutos, para defesa de Alan. Aos 13, Ítalo cruzou da direita, Sacramento cabeceou perto do pé da trave. Aos 20 minutos, foi a vez de Kiko finalizar de fora da área, para nova intervenção tranquila de Alan.
De tanto insistir, o Nacional empatou aos 25. Kiko fez jogada individual pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro, Iury Tanque se antecipou na primeira trave e completou pro gol. Só que no minuto seguinte, um novo banho de água fria. Na saída de bola, Everton Kanela recebeu lançamento, ganhou de Iago pela direita e cruzou, a bola foi direto pro gol. Bahia de Feira novamente na frente do placar.
O jogo ficou totalmente aberto e o Nacional empatou. Falta na meia-lua, Iury Tanque mandou uma pancada, a bola desviou na barreira e tirou qualquer chance de defesa de Alan. 2 a 2. Na saída de bola, o atacante Everton Kanela aparentemente falou algo ofensivo ao árbitro e foi expulso, deixando cada time com 10 jogadores.
Aos 35 minutos, Kiko cobrou falta lateral, Sacramento desviou na primeira trave e a bola foi na trave. Aos 46 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Nacional após Ítalo ser puxado dentro da área. Iury Tanque chamou a responsabilidade e bateu cruzado, Alan defendeu, mas bola morreu de mansinho no canto. Nacional na frente do placar e a um gol de levar o duelo para a disputa de pênaltis, mas não aconteceu. Leão eliminado.
Panorama e próxima fase
Com a eliminação, o Nacional finaliza a temporada de 2023 e só volta a campo no Campeonato Amazonense do ano que vem, sem calendário nacional. Já o Bahia de Feira vai disputar o confronto do acesso, ainda sem adversário definido.
Confira os melhores momentos