Fora de casa, Amazonas bate Operário por 1 a 0 e vence a primeira no Barezão
A Onça-pintada teve um jogador a mais quase a partida inteira e contou com gol de Ibson para assegurar os três pontos
No Estádio Gilbertão, em Manacapuru, o Amazonas FC conquistou a primeira vitória no Campeonato Amazonense de 2022 na tarde deste sábado (29), depois de empatar na estreia. Com gol de Ibson ainda no primeiro tempo, a Onça-pintada teve um jogador a mais quase o jogo inteiro, já que o goleiro Victor foi expulso e deixou o time da casa com dez. O Sapão da Terra Preta conheceu sua primeira derrota na competição, após vencer o São Raimundo no meio de semana.
O jogo
A partida começou pegada no Gilbertão, com muita marcação e pouco espaço no meio, mas um lance mudou o panorama, aos sete minutos. Na saída de bola do Operário, Pastor recuou para o goleiro Octávio sem tanta força, esperto no lance, Gabriel Davis antecipou e conseguiu tocar na bola para tentar passar pelo goleiro já fora da área, o árbitro interpretou que Octávio interceptou com a mão longe da sua zona e como era o último homem, acabou expulsando o arqueiro do Sapão.
Jerinha foi o sacrificado para a entrada do goleiro Paulo Henrique. A superioridade numérica da Onça surtiu efeito aos 18 minutos, Magnum arrancou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou à meia altura para a chegada de Ibson no meio da defesa da casa, finalizar de primeira com a perna direita para abrir o placar para o Amazonas, em Manacapuru. A equipe seguiu tentando pressionar chegando pelo mesmo lado, desta vez com Igor Quadrado cruzando, Davis dominou na entrada da área e chutou buscando o canto, mas a bola foi pra fora.
Encaixado na marcação aurinegra, o Operário buscava uma maneira de criar jogadas, mas encontrou dificuldades, o goleiro Iago Salles pouco trabalhou. Perto do fim do primeiro tempo, o Amazonas dominou a posse e diante de um Operário recuado, conseguiu terminar a primeira etapa em vantagem.
Segundo tempo
No intervalo, apenas Rodney mexeu, tirando Quadrado para por Edrean, gás novo do lado direito do ataque. Com o Amazonas dono da posse, o jogo seguiu amarrado e morno, sem oportunidades de gols. Incomodado, o técnico do Amazonas voltou a mexer aos 14 minutos, sacando Ibson e Diego Teles para as entradas de Soares e Delciney. Com isso, Davis passou a fazer a armação da equipe, e Soares virou a referência na frente.
João Batista também mexeu suas peças, colocando Tayuri e Sandrinho nas vagas de Marquinhos e Tico, alterando a estrutura tática da equipe, para buscar o resultado. Sem eficiência e chances claras para matar o jogo, o Amazonas foi oferecendo contra-ataques para o Operario, que também não converteu em gol as poucas oportunidades.
Em trama pela direita, Biel Potiguar arrancou em velocidade e cruzou rasteiro para Soares, que chegou batendo e obrigou Paulo Henrique a buscar lá no alto, aos 31 minutos. Nas bolas paradas de Marcelinho, o Operário chegava à frente, mas não ameaçava a meta de Iago. Mesmo com o adversário ensaiando uma pressão nos minutos finais, o Amazonas segurou o resultado no Gilbertão.
Panorama e próximas partidas
A Onça-pintada chegou a quatro pontos, fruto do empate na estreia e os três pontos desta vitória no interior, e assumiu a vice-liderança da competição. O Sapão permaneceu com os três conquistados diante do São Raimundo e terminou o dia na sexta colocação.
Ambas as equipes voltam a campo na quarta-feira (2), para encarar dérbis locais. Em Manacapuru, no mesmo Gilbertão, o Operário enfrenta o Princesa do Solimões, às 15 horas. Trinta minutos depois, o Amazonas entra em campo para pegar o Manaus, na Arena da Amazônia.