EspeciaisEsporte local

Fundação Manaus Esporte avança em conquistas e transformações no esporte na capital em 2024

Por meio da FME, a Prefeitura de Manaus consolidou projetos esportivos que beneficiaram atletas, crianças, idosos e PcDs, oferecendo mais saúde e bem-estar para a população

Neste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), consolidou a cidade como um polo esportivo de destaque, promovendo desde o alto rendimento até a inclusão social por meio de diversas iniciativas.

Sob a gestão do prefeito David Almeida, a cidade alcançou marcos significativos, como a conquista do título inédito de “Cidade Sul-Americana do Desporto”, e avançou em programas que beneficiaram atletas, crianças, idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), oferecendo mais saúde e bem-estar para a população.

“Desde que assumimos a gestão da Fundação Manaus Esporte, por determinação do prefeito David, buscamos fomentar o esporte e a prática esportiva para que a população tivesse acesso a espaços que proporcionam a prática de atividade física, trazendo assim o bem-estar social, bem como qualidade de vida, e assim foi feito, com muita eficiência e qualidade. Os projetos foram implementados e estão em constante avaliação para melhorias, sempre com a visão de atender aos anseios da população e dos atletas. O trabalho da FME, alinhado às orientações do prefeito, tem se destacado como um exemplo de boa gestão e resultados”, afirmou o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.

Aurilex Moreira, diretor-presidente da FME

Cidade Sul-Americana do Desporto

Neste ano, Manaus alcançou o título inédito de “Cidade Sul-Americana do Desporto”, concedido pela Aces Europe. A cidade tornou-se a primeira do Norte do Brasil a receber essa honraria, reconhecendo seu compromisso com o esporte e sua promoção em diversos níveis.

Em fevereiro, representantes do Comitê Europeu estiveram na cidade para entregar a bandeira e conhecer pontos importantes da cidade, além de prestigiar um evento esportivo na comunidade Nossa Senhora do Livramento, que contou com a participação de mais de 20 etnias indígenas.

A nomeação de Aurilex Moreira, como representante da Aces Europe na região Norte, reforçou ainda mais a posição de Manaus como referência no incentivo à educação, inclusão social e desenvolvimento humano por meio do esporte.

Programas de suporte ao esporte e inclusão

O programa “Manaus Olímpica” se destacou ao fornecer passagens aéreas e suporte financeiro a mais de 370 atletas de alto rendimento. Com destaque notável para a nadadora Angelynne Victória, que conquistou sua primeira medalha internacional pela Seleção Brasileira, o programa tem sido essencial para o desenvolvimento de talentos locais em diversas modalidades esportivas.

Nadadora Angelynne Victória

Já o programa “Manaus Esportiva” continuou a crescer, oferecendo aulas gratuitas de esportes para crianças, jovens, idosos e PcDs em 18 núcleos espalhados pela cidade. Com a entrega de novos materiais e kits esportivos, a FME garantiu que as atividades fossem mantidas com qualidade ao longo do ano, promovendo a inclusão e a saúde da população.

Esporte na Comunidade e inclusão

O programa “Esporte na Comunidade”, que beneficiou mais de 38 mil crianças e jovens, distribuiu kits esportivos e levou atividades para mais de 300 projetos sociais em Manaus. A FME também deu continuidade ao “Viva as Diferenças”, programa que atendeu mais de 300 PcDs, proporcionando modalidades inclusivas e ampliando a participação dessa população nas atividades esportivas.

Eventos e conquistas de grande escala

Ainda neste ano, Manaus se destacou também pela realização de grandes eventos esportivos. A Maratona Internacional de Manaus, realizada em julho, foi consolidada como a maior corrida de rua do Norte do Brasil, reunindo cerca de 4 mil atletas e promovendo, além do esporte, a conscientização ambiental com o tema da preservação da floresta amazônica.

Terceira Idade

A FME também focou no público da terceira idade, com iniciativas como as Olimpíadas da Terceira Idade e o tradicional Baile Rosas de Maio. Neste ano, mais de 1.600 atletas da terceira idade participaram de competições e eventos recreativos, promovendo a integração social e a qualidade de vida dos idosos.

Metas para 2025

A Fundação Manaus Esporte já planeja novos avanços para 2025. Entre as metas, está a expansão do programa “Manaus Esportiva”, a manutenção dos espaços esportivos e o lançamento do projeto Academia ao Ar Livre, que utilizará materiais inovadores em aço inoxidável para proporcionar ainda mais opções de atividades físicas ao público.

“Em suma, 2024 foi um ano de grande transformação para o esporte em Manaus, com avanços significativos, resultados expressivos e um compromisso contínuo com a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento de todos os cidadãos”, concluiu Aurilex.

Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)