Guia do Campeonato Amazonense 2022: tudo sobre as 12 equipes do Estadual
Sob promessa de ser o mais disputado dos últimos anos, o Barezão 2022 começa nesta quarta-feira (26). Preparamos um guia detalhado da competição, confira
Por Lucas Queiroz e Matheus Pereira
Começa nesta semana a 106ª edição do Campeonato Amazonense! Nas duas últimas edições não tivemos clubes rebaixados, fator que permitiu chegarmos à 2022 com 12 equipes na disputa, sendo o maior torneio em número de participantes dos últimos anos, com: Amazonas FC, Clipper, Fast Clube, Iranduba, JC FC, Manauara, Manaus FC, Nacional, Operário, Penarol, Princesa do Solimões e São Raimundo. Por conta do aumento de casos de covid-19 no estado, os jogos do Barezão não contarão com a presença de público pelo terceiro torneio consecutivo, pelo menos nas primeiras rodadas.
O Portal Esporte Manaus preparou um guia completo pra você ficar por dentro de cada um dos clubes, com um breve resumo da preparação, como foi a campanha anterior, os principais destaques de defesa, meio e ataque, aqueles atletas que vale prestar atenção, além dos elencos completos. Desfrute!
A
A
O Campeonato Amazonense de 2022 terá 12 clubes dispostos em um tabela única, sem divisão de grupos. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos, totalizando 11 jogos para cada. Os oito melhores avançam às quartas de final, em confrontos olímpicos (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), que são disputados no sistema mata-mata em jogos de ida e volta, seguindo assim até a final.
Não haverá meio termo, os quatro clubes que não alcançarem classificação, serão rebaixados à segunda divisão. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio.
Em formato semelhante à edição passada, as fases de quartas de final, semifinal e final são disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta, com vantagem de resultados iguais e mando de campo do segundo jogo para o time de melhor campanha. Campeão e vice garantem vagas na Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde em 2023.
Elencos atualizados pela última vez às 12 horas do dia 25 de janeiro de 2022.
Com menos de três anos de fundação, o Amazonas FC se prepara para o principal ano de sua história até hoje. A temporada de 2022 reserva, além da briga pelo título inédito do Campeonato Amazonense, a estreia do clube em competições nacionais, com a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro no segundo semestre.
Sem Lecheva, que deixou o comando do clube ainda em 2021 para trabalhar como coordenador técnico no Paysandu, o Amazonas buscou Rodney Gonçalves, ex-auxiliar de Vasco, Chapecoense e Cruzeiro, para assumir o comando técnico em 2022. Será o primeiro trabalho do profissional de 43 anos à frente de uma equipe profissional.
Agressivo no mercado, o Amazonas é o clube que tem o elenco mais recheado, com 32 jogadores. A diretoria trouxe de volta as duas principais peças da equipe em 2021: os meias veteranos Ibson e Marion. Para fazer companhia à dupla no setor, Gabriel Davis deixou o Manaus e acertou com a Onça-pintada. Peça importante no acesso do Gavião à Série C em 2019, o atacante Diogo Dolem é mais um a compor o farto plantel aurinegro.
Apostando em jogadores que já conhecem o clube, o Amazonas também acertou os retornos de Magnum, Pelezinho e Rubran, campeões da Série B de 2019, a única conquista da Onça-pintada até o momento. Menção honrosa às contratações dos atacantes Cris Maranhense, artilheiro do Campeonato Paraense em 2021, e Stéfano Pinho, ex-companheiro de Ibson no futebol dos Estados Unidos.
A
A
Na primeira fase, o Amazonas teve quatro vitórias, três empates e uma derrota, somando 15 pontos na segunda colocação, terminando atrás apenas do líder Manaus. Os duelos das quartas de finais colocaram o tradicional São Raimundo no caminho da Onça-pintada. Vitória no jogo de ida por 2 a 1, mas na volta, o Tufão fez 3 a 1 e decretou a eliminação de um dos favoritos logo no primeiro mata-mata.
Por conta da campanha de vice-liderança da primeira fase, o Amazonas herdou como consolação a vaga do campeão Manaus FC – que já integra a Série C -, e para representar o estado na quarta divisão junto com o São Raimundo, que foi vice-campeão. Marion foi o artilheiro da equipe na competição com cinco gols, enquanto Ibson e Judá foram os maiores assistentes, dando quatro passes direto pra gols cada.
A
A
A
A
A
A
A
Rumo à segunda temporada consecutiva na elite do futebol amazonense após o título da Série B em 2020, o Clipper será comandado novamente por Mazinho, que foi treinador da equipe na temporada passada. A novidade à beira do gramado ficará por conta do ex-atacante Charles Chenko, que será auxiliar técnico, após pendurar as chuteiras e ter comandado a equipe sub-17 no Estadual de 2021.
Com peças conhecidas do futebol amazonense e jogadores indicados por Mazinho e Charles, o elenco da Águia Dourada conta atualmente com 28 atletas. Quatro jogadores confirmados pelo clube optaram por defender outras equipes: o atacante Romarinho, o lateral-direito Foguete e os zagueiros Max Lima e Paulo Cunha.
A
A
Em 2021, o Clipper caiu nas quartas de final do Barezão para o Nacional. Na 1ª fase, a Águia Dourada terminou em 5º lugar com 11 pontos, após três vitórias, dois empates e três derrotas. Já no confronto eliminatório diante do Naça, foram dois empates, o primeiro sem gols na ida e o segundo em 1 a 1 na volta. Com a vantagem da igualdade por conta da melhor colocação na 1ª fase, os azulinos avançaram. Hoje auxiliar técnico, Charles Chenko foi o jogador com mais participações em gols da equipe, com cinco gols e três assistências, ficando atrás apenas de Diego Rosa e Edison Negueba nesse quesito na competição.
A
A
A
A
A
A
A
Heptacampeão amazonense, o Fast não conquista a taça desde a quebra do jejum em 2016. Na temporada passada, o clube optou por não participar do Estadual, alegando dificuldades financeiras e foco na disputa da Série D, que não foi nada boa, com o clube se despedindo ainda na fase de grupos.
Jogador da equipe em 2007, o técnico Zé Marco, que passou os últimos anos no futebol acreano, foi contratado para comandar o Tricolor de Aço e tentar devolver o clube às competições nacionais em 2023. O elenco contará com alguns jovens da base que jogaram a Copinha e outros veteranos, como o lateral Osvaldir, ex-Nacional, o meia Flamel, camisa 10 da equipe em 2021, e o atacante Alexandro, ex-Botafogo e Ponte Preta.
A
A
A
A
A
A
A
Indo para sua quarta temporada consecutiva na primeira divisão estadual, o Iranduba vai tentar voltar a figurar entre os principais times do campeonato, bem diferente do que aconteceu em 2021, e para isso confiou o comando técnico do time ao cearense Michel Lima, que chega ao Hulk após comandar a equipe sub-20 do Atlético-CE, o Tianguá-CE e o Horizonte-CE. Nesta temporada, o clube tentará ainda fazer valer o fator casa, já que voltará a mandar suas partidas no estádio municipal Tenente Álvaro Maranhão, em Iranduba.
A
A
Em 2021, o Iranduba fez uma campanha para esquecer. O Hulk foi a única das nove equipes a não avançar para as quartas de final, após não conseguir somar um ponto sequer e terminar a 1ª fase com oito derrotas, 35 gols sofridos e apenas oito marcados. Na campanha, o clube sofreu uma histórica goleada de 10 a 2 para o Clipper e outra de 7 a 0 para o Nacional.
A
A
A
A
A
A
A
Um dos caçulas da primeira divisão, o JC Futebol Clube disputará a competição pela segunda vez em sua curta história. O clube foi um dos últimos a iniciar os trabalhos*. O treinador será o português Fernando Lage, campeão estadual pelo Tigre no futebol feminino em 2020 e já experiente no futebol amazonense, tendo passado por Iranduba, Tarumã, Sul América e outros. O Tigre de Itacoatiara entra com a expressa e assumida missão de estar entre os oito classificados e escapar do rebaixamento.
A
A
Na campanha de estreia na elite do Barezão, o JC terminou a primeira fase na oitava colocação e foi o último classificado, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, resultando em oito pontos somados. Como consequência da classificação, acabou tendo que enfrentar o líder Manaus logo nas quartas de final. Em Itacoatiara, derrota por 2 a 0, já em Manaus, o Tigre foi goleado por 5 a 1 e se despediu precocemente da competição. O artilheiro da equipe na edição foi o atacante Wagner Balotelli, com três gols marcados. Com dois passes pra gol, Zé Gomes foi o maior assistente da equipe.
*O clube foi procurado, mas até o fechamento do guia não obtivemos resposta, nem registros do elenco.
A
Em seu segundo ano de atividade profissional, o Manauara EC já se prepara para sua estreia na elite do futebol amazonense, após ter conquistado o acesso levando o título da Série B. Assim como outras equipes, o Robô também manteve o treinador da temporada passada. A equipe mais uma vez será comandada pelo experiente Oliveira Canindé
Com o destaque na Segundinha, o clube conseguiu segurar apenas quatro jogadores para 2022: o goleiro Paulo Neneca, os zagueiros Mendonça e Guilherme Moller e o volante Thiago Amazonense. Por esse motivo, o Manauara foi ao mercado e contratou 21 jogadores, entre eles, dois estrangeiros: o volante camaronês Arnold Kamdem e o atacante colombiano Juan Palacios.
A
A
A
A
A
A
A
Vencedor de quatro das últimas cinco edições do Campeonato Amazonense, o Manaus entra na disputa como o atual campeão e vai defender o título. Diferente das últimas temporadas, a diretoria esmeraldina não manteve a base do ano anterior e para 2022 montou um novo time praticamente do zero. Apenas Márcio Passos, Gilson Alves, Pedro Henrique, Jackie Chan, Ibiapino e Vitinho permaneceram.
A reformulação passou também pelas mãos do técnico Evaristo Piza, que renovou seu contrato após o quase acesso à Série B. Alguns atletas que já trabalharam com o treinador foram contratados, além de outras apostas do futebol paulista. Ainda com elenco reduzido, de apenas 22 jogadores, o Manaus passou 15 dias em Nova Olinda do Norte em pré-temporada.
A
A
O Manaus dominou de ponta-a-ponta o Barezão de 2021. Na primeira fase, o Gavião somou 19 pontos e foi líder isolado, resultado de seis vitórias, um empate e uma derrota. Nas quartas de final, passou com facilidade pelo JC ao fazer 7 a 1 no placar agregado. As semifinais diante do Nacional também não apresentaram dificuldades ao Manaus, que venceu as duas partidas por 3 a 0 e 3 a 1.
O bicho pegou mesmo na grande decisão contra o São Raimundo, em dois baita jogos na Arena, o Tufão venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e estava levando o título para casa até os 51 minutos do segundo tempo na partida derradeira, quando Márcio Passos arriscou de fora da área e fez o 3 a 2, que no agregado deu a taça ao Manaus, por conta da melhor campanha. Com sete gols, Diego Rosa terminou como artilheiro do time e da competição no geral, e dividiu a liderança nas assistências com Edvan, ambos deram três.
A
A
A
A
A
A
A
Sob nova direção, o maior campeão estadual quer voltar a levantar o troféu que não vem desde 2015. Para tentar sair da fila de sete anos, o Naça apostou no ex-jogador e ex-técnico da base do Flamengo Gilmar Popoca, que será o comandante da equipe. O clube também reforçou seu departamento de futebol com o novo diretor Luciano Mancha, que acumula experiências de gestão em clubes como Remo e Sampaio Corrêa.
Com alguns nomes conhecidos do futebol amazonense, como o zagueiro Thiago Spice, e jogadores que chegam para sua primeira experiência no futebol baré, o elenco do Leão da Vila Municipal conta atualmente com 22 atletas à disposição de Popoca.
A
A
Na última temporada, o Nacional caiu nas semifinais para o campeão Manaus. Na 1ª fase o Naça somou 11 pontos , com três vitórias, dois empates e três derrotas e ficou em 4º lugar. Nas quartas, o Leão fez valer a vantagem da igualdade e eliminou o Clipper após dois empates e depois caiu para o Gavião sofrendo duas derrotas: 3 a 0 na ida e 3 a 1 na volta. O meia Flamel, hoje no Fast, foi o artilheiro da equipe na competição com quatro gols, todos de pênalti. O também meia Roberto terminou com três assistências e foi o melhor do clube no quesito.
A
A
A
A
A
A
A
Sete anos depois, o Operário está de volta à primeira divisão do futebol amazonense. O clube de Manacapuru ficou de 2016 a 2020 em inatividade e voltou em grande estilo em 2021, conseguindo o acesso logo de cara. Com campanha irretocável e um time caseiro comandado pelo mineiro João Batista, o Sapão da Terra Preta pode dar trabalho no Estadual.
A base foi mantida, com as renovações de destaques, como Marquinhos, Tico, Marcelinho e Judá, além das apostas em atletas jovens que atuaram na Copa dos Rios e terão a primeira oportunidade no futebol profissional, são três jogadores de Canutama no elenco. Os centroavantes Jerinha e Hemerson foram contratados para reforçar o setor ofensivo.
A
A
A
A
A
A
A
Após ficar faturar o campeonato de 2020, o maior campeão do interior quer conquistar seu quarto título estadual, e para isso, confiou mais uma vez a gestão de futebol a Henrique Barbosa, que esteve no clube no primeiro semestre de 2021. Ainda fora das quatro linhas, o Leão da Velha Serpa terá em seu comando técnico Maurílio Silva, ex-atacante de Palmeiras e São Raimundo, e ex-treinador do Paraná. No elenco reformulado totalmente*, as principais peças anunciadas foram o lateral/volante Djalma e o atacante Pedro Igor.
A
A
Sem conseguir repetir o sucesso da curta edição do estadual de 2020, o Penarol caiu ainda nas quartas de final do Barezão de 2021. Na 1ª fase, a equipe de Itacoatiara ficou na 6ª posição com 10 pontos, após três vitórias, um empate e quatro derrotas. Já no mata-mata, o Leão teve pela frente o até àquela altura invicto Princesa do Solimões, e foi eliminado após perder a ida por 2 a 1 e empatar na volta por 1 a 1. O lateral/volante Douglas Ramos foi o artilheiro do clube na competição com três gols. O atacante Henrique Bahia foi o maior assistente, com dois passes pra gol.
*Até o fechamento do guia, apenas cinco jogadores foram anunciados oficialmente pelo clube
A
Buscando o segundo título estadual de sua história, o Princesa do Solimões chega para o Barezão 2022 repetindo a fórmula que deu bons frutos na temporada passada: a mescla de jogadores jovens e experientes da casa. No comando técnico, Aderbal Lana foi escolhido para chefiar uma nova reformulação no Tubarão ao lado do diretor Raphael Maddy, e montar um elenco competitivo tendo poucos recursos financeiros, mas oferecendo uma boa estrutura de trabalho. O clube iniciou a preparação ainda em novembro e pode largar em vantagem na questão física.
O Princesa terá cinco componentes da seleção do campeonato passado no elenco: Eric, Toró e Frank, além de Miliano e Ivanzinho, após campanhas por São Raimundo e Penarol, respectivamente, são outros que vestirão a camisa do Tubarão.
A
A
Uma das surpresas da competição, o Princesa foi duro na queda e permaneceu invicto por dez partidas, foi a última equipe a ser derrotada entre as nove. Terceiro colocado da primeira fase, o Princesa fez 14 pontos, com três vitórias e cinco empates. No primeiro mata-mata, o time de Lana eliminou o atual campeão na época, o Penarol, vencendo a ida por 2 a 1 em Itacoatiara e segurando um 1 a 1 no jogo de volta. Nas semis, o adversário era o São Raimundo, que tinha deixado pelo caminho o favorito Amazonas.
Em uma partida bem abaixo, contrastando com um dia feliz para o Tufão, o Princesa foi goleado por 5 a 2 no primeiro jogo em Manaus e perdeu sua invencibilidade, até venceu a volta por 3 a 2, mas não foi suficiente para a classificação. Frank marcou seis gols, foi vice-artilheiro geral e maior marcador do Tubarão no torneio. Toró foi o maior assistente, dando três passes pra gol.
A
A
A
A
A
A
A
Após bater na trave em 2021, o São Raimundo quer voltar a figurar entre os finalistas do Barezão e desta vez faturar o título que não vem desde 2006. Mais uma vez com Rodrigo Guedes na direção de futebol e sob o comando técnico de Sergio Duarte e Marinho, o Tufão teve que superar as dificuldades financeiras para montar um elenco competitivo.
O clube conseguiu voltas importantes como as do goleiro Matheus Melo, do volante Serginho Duarte e do atacante Rossini, peças fundamentais na campanha do vice-campeonato no ano passado. Além disso, fez adições que podem ser importantes durante a temporada, como os laterais Leozinho e Matheus Iton e o zagueiro Cleberson Varane.
A
A
Indo contra a maioria dos prognósticos, o São Raimundo chegou à final do Barezão 2021, e perdeu o título com um gol sofrido já além dos 50 minutos de jogo. Na 1ª fase, o Tufão ficou à frente apenas de Iranduba e JC e foi o 7º colocado com 10 pontos, após duas vitórias quatro empates e duas derrotas. Já nas quartas, o time mostrou toda sua tradição e eliminou o Amazonas após perder por 2 a 1 na ida e conquistar à classificação com uma vitória por 3 a 1.
Em notória evolução durante o mata-mata, o São Raimundo contou com o brilho do atacante Edison Negueba – que viria ser eleito o craque do campeonato – para despachar o Princesa. No jogo de ida um impressionante 5 a 2 e na volta uma derrota por 3 a 2. Já na final, mais uma vez a estrela de Negueba brilhou e o Tufão venceu o Manaus por 2 a 1 no jogo de ida com dois golaços do jovem atacante. Na volta, o time da Colina ia empatando em 2 a 2 e faturando o troféu, mas um gol de Márcio Passos nos acréscimos deu o título ao Manaus. Craque e melhor atacante do Barezão, Negueba fez seis gols e seis assistências, e terminou como líder da equipe nos quesitos.
A
A
A
A
A
A
A
A