Episódio aconteceu no Estádio da Colina, na estreia com vitória do Tufão na Série D do Campeonato Brasileiro
O São Raimundo estreou na Série D do Campeonato Brasileiro vencendo o São Raimundo-RR de virada, no último domingo (17), na Colina. Porém, a partida teve um episódio lamentável fora das quatro linhas. Um homem, que estava na torcida do Tufão, tirou a camisa e exibiu uma tatuagem com um símbolo nazista.
Na foto, que começou a circular nas redes sociais ainda na tarde de domingo, é possível identificar a águia, um dos símbolos do partido nazista. Essa águia foi escolhida pelo partido alemão pelo fato de ser um símbolo universal de poder, força, autoridade e vitória, atributos que vão ao encontro da ideologia de superioridade nazista.
Após a ciência do ocorrido, o São Raimundo emitiu uma nota repudiando a atitude. “O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial”, diz trecho da nota. O clube afirmou ainda que irá proibir a entrada do homem ao estádio e que fará uma denúncia formal aos órgãos criminais competentes.
O que diz a lei
A apologia ao nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena é reclusão de um a três anos e multa ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.
Além de ser crime, esse tipo de conduta também é infração prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que no artigo 243-D aponta: Incitar publicamente o ódio ou a violência. A pena é multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil e suspensão pelo prazo de 360 a 720 dias.
Confira a nota na íntegra
Chegou ao conhecimento da diretoria do São Raimundo Esporte Clube, que durante o jogo contra e equipe do São Raimundo de Roraima, pelo campeonato brasileiro série D 2022, um indivíduo adentrou ao estádio usando camisa e retirou a mesma, ostentando uma tatuagem com símbolo nazista e proibida pela legislação vigente, além de atentatório à dignidade humana e provavelmente um dos capítulos mais tristes da história da humanidade, se não o mais.
O São Raimundo Esporte Clube vem a público, repudiar a atitude deste indivíduo em que nada representa a história do clube do povo. O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial! Este indivíduo, uma vez identificado, não mais adentrará as dependências do estádio em dias de jogos do Tufão. Além disso, encaminharemos formalmente uma denúncia aos órgãos criminais para que haja a devida investigação e persecução penal.