Ícone do site Portal Esporte Manaus

Ídolo na Bulgária, meia Marcelinho, ex-Vitória, é o novo reforço do Manaus

(Foto: Divulgação)

Depois do empate sem gols contra o Princesa do Solimões no último sábado (17), que encerrou a primeira fase do Campeonato Amazonense, o Manaus soltou uma mensagem enigmática em seu Twitter, indicando que em breve anunciaria uma nova contratação. Nesta segunda-feira (19), foi confirmada a chegada do meia Marcelinho, de 36 anos, que defendeu o Vitória na última temporada e antes, passou quase uma década no futebol europeu.

Natural de Manacapuru, Marcelinho passou pelas categorias de base do Princesa e se profissionalizou pelo Rio Negro, apesar de nunca ter atuado como profissional com a camisa do Galo da Praça da Saudade. De lá, partiu para o sub-20 do São Paulo. No currículo, tem passagens por clubes do futebol paulista, como São Caetano, Mogi Mirim e Bragantino. 

Mas foi em 2011 que sua vida mudou. Nesse ano, ele se transferiu para o Ludogorets, da Bulgária, onde conquistou uma taça da Bulgária, três Supertaças da Bulgária, além de nove títulos nacionais consecutivos, se tornando o brasileiro com mais ligas nacionais por um único clube na Europa. Nos nove anos com a camisa do Ludogorets, ele disputou 324 jogos e marcou 93 gols, um deles marcante, diante do Real Madrid, na Liga dos Campeões da temporada 2014/15. Esse gol também foi o primeiro de um atleta amazonense na maior competição de clubes do mundo.

Em amistoso contra a seleção portuguesa de CR7, Marcelinho foi às redes (Foto: Divulgação)

E não parou por aí, em 2016, ele conseguiu a dupla cidadania e foi liberado para defender a seleção nacional da Bulgária. No total, disputou 11 jogos e marcou dois gols, um deles sobre a seleção de Portugal, logo na estreia. Em junho de 2020, ele não renovou seu vínculo com o clube búlgaro e encerrou sua marcante história no velho continente para assinar com o Vitória, da Bahia. No Leão, fez 27 jogos na Série B da temporada passada e marcou apenas um gol. Ao fim da segundona em janeiro, ele rescindiu seu vínculo e desde então estava livre no mercado.

Pela primeira vez, Marcelinho irá atuar profissionalmente no futebol amazonense e chega ao Gavião do Norte para reforçar a equipe nas quartas de final do Campeonato Amazonense, além da Série C do Campeonato Brasileiro, que inicia no dia 29 de maio. O clube vive uma fase complicada em relação a lesões e no momento a chegada de Marcelinho pode amenizar esse cenário. Caso seja inscrito até esta terça-feira (20), ele poderá estrear já na quarta (21), diante do JC, pela partida de ida das quartas de final do Barezão.

Sair da versão mobile