(Foto: Divulgação)
O Manaus FC enfrenta o Santa Cruz neste sábado (21), em busca de uma vitória inédita jogando fora de casa pela Série C do Campeonato Brasileiro, que o manteria na briga pelo G4 do grupo A1 da competição. Se por um lado, a excelente campanha da equipe pernambucana – líder isolada do grupo com 80% porcento de aproveitamento – assusta, a esperança esmeraldina pode ser alimentada se voltarmos oito anos atrás, oportunidade em que aconteceu a última vitória de um time amazonense diante do Santinha, fora de casa.
Em março de 2012, o Penarol foi ao Arruda, venceu o Santa Cruz de Carlinhos Bala, Dênis Marques e cia por 3 a 2 e eliminou o Santinha na primeira fase da Copa do Brasil daquele ano. A classificação da equipe amazonense veio graças aos gols marcados fora de casa, já que a partida de ida acabou 2 a 1 para os pernambucanos. Os gols do Leão da Velha Serpa no jogo do Arruda foram marcados por Marinelson, Fábio Bala e Rondinelli. Naquela temporada, a equipe acabou eliminada pelo Atlético-MG na fase seguinte.
É preciso derrubar o quase invencível
Além de conquistar a primeira vitória longe da Arena da Amazônia, pela Série C, o Manaus terá ainda que interromper uma sequência de sete vitórias seguidas do Santa Cruz na atual competição. Além disso, a Cobra Coral segue invicta jogando sob seus domínios, tendo em vista que a única derrota da equipe foi para o Vila Nova, em Goiás, ainda na 5ª rodada. Com 11 vitórias, três empates e uma derrota, o Santinha ganhou 36 dos 45 pontos em disputa na Série C, até aqui.
Na partida do primeiro turno desta primeira fase da competição, no dia 19 de setembro, as duas equipes empataram em 0 a 0 na Arena da Amazônia, pela 7ª rodada. Já o reencontro deste sábado (21) está marcado para as 18h (horário de Manaus), no Arruda, em Recife (PE).