Invencibilidade e classificação histórica: relembre as estreias do Manaus na Copa do Brasil
Chegando à sua quinta participação, o Gavião venceu duas e empatou outras duas partidas de estreia na maior competição eliminatória do país
Campeão de quatro das últimas cinco edições do Campeonato Amazonense, o Manaus encara o São Raimundo nesta-quinta-feira (24), pela 1ª fase da Copa do Brasil 2022. O confronto eliminatório é uma reedição da final do Barezão 2021, quando o Esmeraldino levou a melhor. O duelo é único, o mando é do Tufão, mas o Gavião tem a vantagem de poder avançar com um empate.
O duelo local marcará a quinta participação do Manaus na competição nacional. Desde 2018, o Gavião acumula dois empates e duas vitórias. No geral, o clube esmeraldino tem duas vitórias, dois empates e duas derrotas, com nove gols marcados e nove sofridos. Relembre uma a uma as partidas de estreia do Gavião na Copa do Brasil.
2018 – Manaus 2 x 2 CSA-AL
Em sua estreia na maior competição eliminatória do país, em 2018, o Manaus empatou com o CSA-AL em 2 a 2, na Arena da Amazônia, e foi eliminado por conta da regra, que poderá aproveitar nesta quinta. O Gavião abriu o placar com o zagueiro Deurick, mas GIva empatou ainda no primeiro tempo. Após o intervalo, a equipe amazonense voltou à frente do placar com um golaço de Hamilton, mas novamente sofreu o empate, desta vez, já nos minutos finais da partida.
2019 – Manaus 1 x 1 Vila Nova
No ano seguinte, o Gavião mais uma vez enfrentou uma equipe de uma divisão superior e foi eliminada após um empate. Jogando na Colina, o Manaus abriu o placar com Hamilton logo aos cinco minutos de jogo, mas sofreu o empate no início da segunda etapa e novamente se despediu na 1ª fase da competição.
2020 – Manaus 1 x 0 Coritiba
Chegando para sua terceira participação, o Manaus conquistou em 2020, seu maior feito na competição até aqui. Sob os olhares de pouco mais de 12 mil pessoas na Arena da Amazônia, o Gavião venceu o Coritiba, que àquela altura era time de Série A, e avançou pela primeira vez para a 2ª fase da Copa do Brasil. Na partida, o goleiro Jonathan ainda defendeu um pênalti do atacante Sassá. Na sequência, o Esmeraldino perdeu para o Brasil de Pelotas por 1 a 0 e foi eliminado.
2021 – Jaraguá 1 x 4 Manaus
Em sua estreia mais recente, o Manaus goleou o Jaraguá por 4 a 1, com três gols de Vanilson e um de Guilherme Amorim, com João Paulo descontando para os goianos. Um detalhe curioso é que a partida foi realizada no estádio Laranjão, em Nova Iguaçu (RJ), porque o governo de Goiás tinha proibido a realização de partidas, por conta da pandemia de covid-19.