Foto: Xandy Rodrigues
Um pouco mais aliviado após a primeira vitória na Série C, o Manaus FC vai a Fortaleza neste domingo (6), enfrentar o Ferroviário pela 5ª rodada. A bola rola na Arena Castelão a partir das 17 horas (horário de Manaus) e terá transmissão da plataforma de streaming MyCujoo.
Mas aí, conhece o que o Manaus FC tem pela frente?
Números
A temporada do Ferrão tem sido boa até aqui, e os números colaboram para a afirmação. No campeonato estadual, a equipe terminou em 3° na fase de classificação, com 14 pontos conquistados em 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, atrás apenas de Ceará e Fortaleza, as duas maiores forças do estado. A campanha do Tubarão da Barra foi encerrada após derrota na semifinal para o Vozão por 1 a 0.
Na Série C, a equipe demonstra regularidade e equilíbrio, se colocando como um forte candidato a brigar pelo acesso à segunda divisão. Segundo colocado do grupo A, o Ferroviário tem 9 pontos, resultado de 3 vitórias e 1 derrota. No momento, é detentor da melhor defesa, com apenas dois gols sofridos, e do melhor ataque da competição, com dez gols marcados.
Na primeira rodada, venceu o Botafogo-PB em casa por 2 a 0. Na segunda rodada, foi a Belém e perdeu para o Remo por 2 a 1. Na terceira rodada goleou o Vila Nova por 4 a 0 no Castelão e na quarta rodada venceu o Treze, na Paraíba, por 3 a 0. De fato, se trata de um teste de fogo para a defesa do Gavião, que tem se saído bem na competição, com apenas 3 gols sofridos, contando com um bom desempenho da dupla Thiago Spice e Luiz Fernando, além de importantes intervenções de Jonathan. O ataque do Gavião também tem a missão de vazar a equipe cearense em casa pela primeira vez nesta competição e conquistar a primeira vitória fora de casa.
Campeão da Série D em 2018, o Ferroviário chamou atenção do cenário nacional pelo título inédito, inclusive do próprio Manaus, que hoje conta com 3 atletas que participaram daquela campanha, no elenco atual. São eles, o goleiro Gleibson, o zagueiro Luis Fernando e o meia Janeudo. Será que pinta uma lei do ex?
Segundo dados do perfil Taticast, no Twitter, dos dez gols marcados pelo Ferrão na Série C, cinco foram oriundos de bolas paradas. O técnico Marcelo Vilar costuma dispor a equipe no esquema 4-4-2, com dois meias rápidos e dois atacantes por dentro, e bastante participação dos laterais na parte ofensiva.
Olho nele
O meia-atacante Wellington Rato tem sido um dos principais nomes da equipe nesta temporada, com 6 gols marcados. O camisa 10 é o cobrador de pênaltis do Ferrão e atua pelos lados do campo, ajudando na armação de jogadas. Canhoto, tem boa finalização, principalmente de média e longa distância.