(Fotos: Reprodução/Instagram, João Normando/FAF, Antônio Assis/FAF e Adriano Fontes/CBF)
Rebaixado da Série A1 em 2020 e com sérios problemas financeiros, o Iranduba conseguiu apoio e anunciou no último sábado (17), a participação na Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino, previsto para começar no dia 16 de maio. O clube já enviou um ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmando a presença na competição e nesta segunda-feira (19), divulgou o elenco que será comandado por João Carlos Cavalo.
Contando com o aporte financeiro de um empresário local não revelado, o clube fechou com 17 atletas, algumas delas que já tiveram passagem no Hulk em tempos áureos, como a lateral-esquerda Giselinha, as meias Deise e Nilda, e a atacante Elisa, além de jovens que disputaram o último Brasileirão sub-18 e foram promovidas. Boa parte delas também esteve no elenco do Recanto da Criança, que foi vice-campeão amazonense de 2020. O diretor de futebol feminino do Iranduba, Lauro Tentardini, confirmou a parceria e contou sua expectativa nessa nova empreitada para tentar recolocar o clube na elite do futebol brasileiro.
“Sim, do contrário não conseguiríamos participar do campeonato. Até porque o clube deve para algumas destas meninas contratadas e só após conversa com ele aceitaram voltar. A expectativa é de fazer um bom papel. Estamos longe de ser favoritos a qualquer coisa, vamos trabalhar com muita humildade e pés no chão para chegarmos no mata-mata. Se houver outros parceiros podemos reforçar um pouco mais e melhorar ainda mais as expectativas. Hoje é muito pé no chão e trabalho”, destacou Lauro.
Octacampeão estadual consecutivo, semifinalista do Campeonato Brasileiro de 2017 e da Copa Libertadores da América de 2018, o Iranduba não participou do último estadual e pela primeira vez em sua história irá disputar a segunda divisão. Ao lado do atual campeão amazonense JC, de Itacoatiara, representará o estado na competição.
Imbróglio com antiga patrocinadora
O caos financeiro do Iranduba se deu em 2019 após o não pagamento da antiga patrocinadora VeganNation, com isso, o clube passou a ter dificuldades para honrar seus compromissos, tendo inclusive a ajuda do rival 3B, que emprestou seu elenco para que o Hulk finalizasse a campanha na A1, onde acabou rebaixado. No último dia 16 de março, a Justiça do Amazonas deu ganho de causa e determinou que a empresa pague US$ 600 mil (mais de R$ 3,3 milhões na cotação atual) ao clube. A empresa ainda está dentro do prazo estabelecido e o clube aguarda o desenrolar da situação.
Confira o elenco do Iranduba para a Série A2 de 2021:
Goleiras: Milena e Fernanda;
Laterais: Taiane, Thamires e Giselinha;
Zagueiras: Ana Paula, Victoria Cabral e Kewllen;
Meio-campistas: Isa Cortês, Tauane, Nilda, Deise e Amanda;
Atacantes: Elisa, Carlinha, Duda e Maria;
Técnico: João Carlos Cavalo.