O clube não informou o motivo da desistência. Absolvido do rebaixamento de 2023 no STJD, o Iranduba havia garantido direito de participar da competição
O Iranduba não disputará o Campeonato Amazonense de 2025. Na noite deste sábado (23), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou um comunicado oficial assinado pelo presidente Rogério Alves, informando que o clube desistiu de participar da competição. O documento, datado de sexta-feira (22), não entrou em detalhes sobre os motivos da decisão.
Com a desistência do Iranduba, a edição de 2025 do Campeonato Amazonense contará com apenas oito clubes. A principal consequência dessa desistência é o rebaixamento automático do clube à segunda divisão do Campeonato Estadual de 2026. Até o momento, a FAF não se pronunciou sobre possíveis alterações no formato de disputa ou no regulamento da competição, que originalmente prevê o rebaixamento de duas equipes.
O Iranduba, que havia confirmado sua participação no Campeonato Amazonense de 2025 no último dia 29 de outubro, estava incluído no Grupo A da competição, junto com os clubes Manaus, RPE Parintins, Princesa do Solimões e Sete FC. O clube também esteve presente na reunião do Conselho Técnico da FAF, onde sua participação foi confirmada.
Reviravoltas e retorno
A situação do Iranduba no futebol estadual tem sido marcada por uma série de episódios judiciais. Em março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou o retorno do clube à primeira divisão do Campeonato Amazonense, após uma polêmica envolvendo uma suposta manipulação de resultado no Barezão. O caso teve início em fevereiro de 2023, após uma partida entre Iranduba e Amazonas, válida pelo Campeonato Estadual.
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) baseou sua punição em um relatório enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), determinando a suspensão preventiva do clube por dois anos, além de uma multa de R$ 100 mil e o rebaixamento à Série B do Campeonato Amazonense.
No entanto, a situação foi levada aos tribunais esportivos, e em dezembro de 2023, o Iranduba foi absolvido das acusações. O STJD anulou a punição da FAF e do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), alegando a falta de provas consistentes para embasar as sanções. O prazo para a apresentação de novas evidências expirou, o que levou à absolvição final do clube.
Retorno ao futebol e crise financeira
Além da questão envolvendo o Campeonato Amazonense masculino, o Iranduba enfrentou ficou impedido também de entrar em campo nas competições femininas. O clube não participou da Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino nem do Campeonato Amazonense de Futebol Feminino em 2023 e 2024.