(Foto: João Normando/FAF)
Pelo Brasileirão feminino Série A2, o Iranduba estreou com o pé direito, goleando o Oratório-AP, por 7 a 1. A partida aconteceu no estádio Carlos Zamith, na tarde deste domingo (16), os gols do Iranduba foram marcados por Duda (3), Victoria, Deise, Elisa e Maria, Naudima descontou para o time amapaense.
Primeiro tempo: Iranduba constrói goleada sem dificuldades
Confirmando o favoritismo, o Iranduba abriu cedo o placar no Zamith, em falta lateral pela esquerda, a zagueira e capitã Victoria levantou na área, a bola passou pela defesa do visitante e ficou à feição para Duda testar no canto, a bola ainda bateu na trave e entrou, 1 a 0 aos dois minutos de jogo. Sem dificuldades, o Hulk chegou ao segundo gol aos oito minutos, Elisa lançou para Thamires no corredor pela direita, ela devolveu, a bola escapou de Elisa e sobrou para Deise, que ajeitou e emendou de canhota no meio do gol, ampliando para 2 a 0.
Numa bobeira da defesa do Iranduba, o Oratório conseguiu descontar aos 10 minutos, Luana cruzou pra área, a goleira Milena e a zagueira Ana Paula não se entenderam, uma deixou a bola pra outra e nessa indefinição, Naudima se antecipou e empurrou pro gol, 2 a 1. O nome das bolas paradas do Iranduba, Victoria quase marcou aos 23 minutos em cobrança de falta próxima a área, ela finalizou no canto de Neudiane, que espalmou pra escanteio.
Em uma nova investida do Iranduba puxando contra-ataque aos 27 minutos, Duda lançou nas costas da defesa, Elisa fez o corta-luz e Deise saiu na cara da goleira, mas antes da camisa 11 emendar o chute cruzado, a capitã Leandra, do Oratório, cometeu penalidade máxima. Na cobrança, a capitã Victoria bateu cruzado de perna direita, sem chances para Neudiane, que nem pulou, 3 a 1 para o time amazonense. O quarto gol não demorou chegar, Elisa recebeu na intermediária, girou em cima da marcação e arriscou de longe, a bola quicou e matou a goleira Neudiane, que não conseguiu chegar, 4 a 1.
Antes do fim do primeiro tempo, teve tempo para mais um, Victoria lançou nas costas da defesa para Deise, que chegou à linha de fundo e bateu rasteiro, a bola passou pela goleira e chegou em Duda, que de carrinho completou pro gol, fazendo o quinto do Iranduba e o seu segundo na partida, fim de papo, 5 a 1 no placar.
Segundo tempo: o cansaço nas equipes chega, mas Iranduba amplia
Com uma alteração, Paulinha no lugar de Carlinha, o Iranduba continuou pressionando na etapa final, Thamires avançou pela direita e cruzou no segundo pau para Paulinha, sozinha, que cabeceou pra fora aos seis minutos. Explorando o lado direito do ataque, Paulinha recebeu em profundidade e tentou tabela com Deise, que quando recebeu a bola de volta, acabou sofrendo pênalti. Duda pegou a bola e bateu no canto esquerdo, marcando seu terceiro gol na partida e o sexto do Iranduba.
Maria, meio-campista do Iranduba, que havia acabado de entrar, resolveu arriscar de fora da área e marcou um golaço ao acertar a gaveta da goleira do adversário, 7 a 1 aos 18 minutos. Paulinha seguiu a sua saga em busca do gol e por pouco não marcou aos 32 minutos, quando Elisa achou a atacante nas costas da defesa, e Paulinha tentou por cobertura, mas a bola fez a curva e foi pra fora. O Iranduba seguiu tentando, mas não acertou mais o pé para ampliar a goleada, fim de papo, boa estreia do Hulk da Amazônia.
Panorama e próximos jogos
Com os primeiros três pontos na conta, o time amazonense assumiu a vice-liderança do grupo A, atrás apenas do Esmac, que tem 9 gols de saldo, enquanto o Oratório fica na quinta e penúltima posição da chave.
O Iranduba volta a campo no próximo sábado (22), fora de casa, diante do São Raimundo-RR, no estádio Canarinho, às 16 horas (de Manaus), pela segunda rodada da primeira fase. O Oratório fará sua estreia em casa no mesmo dia, às 16 horas (de Brasília), diante do Real Ariquemes-RO.