Ícone do site Portal Esporte Manaus

Iranduba perde para o Kindermann-SC e é rebaixado no Brasileiro Feminino

(Foto: João Normando)

Com uma rodada de antecedência, o Iranduba está rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro feminino. A equipe amazonense foi a Caçador, em Santa Catarina, enfrentar o Avaí/Kindermann, na tarde deste domingo (11), e foi derrotada por 3 a 0. Os gols das catarinenses foram marcados por Duda e Bruna Calderan, em cobranças de pênalti, e Lelê. Foi a sétima derrota do Hulk nas últimas oito partidas.

O jogo

O começo de jogo foi estudado e sem muitas opções no meio de campo. O Kindermann apostava na ligação direta ao campo de ataque. O Iranduba tentava a mesma estratégia, só que com uma postura um pouco mais defensiva, esperando o erro das catarinenses para engatar os contragolpes. Aos 4 minutos, as visitantes finalizaram pela primeira vez com Cinthia, que bateu fraco no canto direito facilitando a defesa da goleira Bárbara.

Foto: João Normando

Aos 12 minutos, numa bola mal rebatida pela defesa do Iranduba, a meia Júlia recebeu dentro da área nas costas das volantes e tocou para tirar da marcação antes da chegada da zagueira Hilary, que, atrasada, atingiu a camisa 10. Pênalti. Na cobrança, Duda bateu colocado no canto esquerdo alto da goleira Stefane, que pulou para o outro lado, abrindo o placar para as donas da casa.

Não contente com a vantagem, o Kindermann continuou no campo de ataqu, e aos 17 minutos, a lateral Bruna Calderan recebeu dentro da área, girou em cima da marcação e finalizou no alto de canhota. Stefane voou para fazer uma bela defesa e mandar para escanteio. O Hulk até conseguia algumas escapadas em velocidade ao campo ofensivo, mas as atacantes acabavam desarmadas diante da falta de opções para tabelar. Após a parada técnica, o treinador João Carlos Cavalo ordenou que o time marcasse no campo de defesa das catarinenses, que com calma, conseguia escapar da pressão.

Tentando jogar no erro do Kindermann, o Iranduba conseguia chegar próximo ao gol, mas pecava no último passe ou finalizava muito fraco, o que facilitou o trabalho da experiente Bárbara, goleira de Seleção Brasileira. Aos 44, em cobrança de falta vinda da direita, a zagueira Simeia cabeceou em direção ao gol, mas a bola foi interceptada por Giovana, só que com o braço. Mais um pênalti. Na cobrança, Bruna Calderan bateu no canto esquerdo inferior, e Stefane novamente pulou para o lado direito, 2 a 0 para o Kindermann e fim da primeira etapa.

Segundo tempo

O Avaí/Kindermann iniciou a segunda etapa pressionando as amazonenses e buscando o terceiro gol, com boas jogadas tramadas pelos lados do campo e colocando a goleira Stefane para trabalhar.

Com apenas duas jogadoras de linha no banco de reservas, Cavalo promoveu as alterações que podia para tentar uma reviravolta na partida. Saíram Paulinha e Natasha para as entradas de Luana e Dayana. Em poucos minutos em campo, a atacante Luana finalizou duas vezes, mas não conseguiu acertar o gol. Mesmo com o resultado nas mãos, as donas da casa não tiraram o pé e dominaram a segunda etapa, tendo as principais chances, mas não tão claras, facilmente defendidas por Stefane. Aparentemente desatentas, as meninas do Iranduba passaram a falhar na saída de bola e diante da pressão do Leão devolviam a bola para as adversárias com facilidade.

Já desgastado e com a vitória encaminhada, o Avaí controlou as ações, não ofereceu espaços para as amazonenses e aos 42, fez o terceiro gol. A zagueira Simeia cobrou falta do campo defensivo e achou Duda no costado da zaga, a meia carregou a bola até o gol e na saída de Stefane, rolou para Lelê fechar o placar em 3 a 0 e confirmar a queda do Hulk para a Série A2.

Panorama

A uma rodada do fim da primeira fase, o Iranduba estacionou nos dez pontos na 13ª posição e não pode mais alcançar o Minas Icesp, 12º colocado, que tem 14 pontos e se salvou da degola. O Avaí/Kindermann chegou aos 27 pontos, alcançou a 4ª posição e encaminhou a classificação para o mata-mata do torneio nacional.

Próximo jogo

Pela 15ª e última rodada da primeira fase, o Kindermann visita o Flamengo no Rio de Janeiro para tentar carimbar a classificação. A partida acontecerá nesta quarta-feira (14), às 19h30 (horário de Brasília). Para cumprir tabela, o Hulk encerra a participação na primeira divisão enfrentando o Palmeiras, também no dia 14, às 18h30 (horário de Manaus), na Arena da Amazônia.

Sair da versão mobile