Esporte localIranduba

Iranduba perde para o Minas e se afunda no Z4 do Brasileirão

(Foto: João Normando)

A situação do Iranduba se complicou na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. Jogando na Arena da Amazônia, o Hulk perdeu para o Minas-DF por 2 a 0 na tarde desta segunda-feira (5) e se afundou na zona de rebaixamento. Os gols da equipe brasiliense foram marcados por Bárbara, duas vezes.

O confronto direto era tratado como uma final para as duas equipes na luta contra a degola, já que apenas um ponto as distanciava. Agora, o Iranduba está a quatro pontos de deixar a zona, com duas rodadas restantes. Com apenas mais uma partida a fazer como mandante neste Brasileiro, o Verdão perdeu todas as partidas quando jogou em casa e chegou a sete partidas sem vencer na competição.

O jogo

Mais ligado na partida, o Minas levou perigo primeiro. Aos oito minutos, a meia Rayane cobrou escanteio venenoso com curva, que passou na frente de Stefane. O Iranduba tentava se impor e ocupava o campo de ataque na saída de bola do Minas, mas não exercia a pressão necessária pra roubar a bola, o que facilitava a troca de passes das adversárias até o campo ofensivo.

A volante e capitã Nath Pitbull era quem mais tentava comandar as ações de transição da defesa pro ataque, mas pecava no passe. Com o jogo truncado no meio de campo, o time da casa não conseguia construir jogadas, já o Minas seguia marcando em cima e forçando o erro de passe do Iranduba para recuperar a bola.

Aos 25 minutos, o Minas finalizou de fora área com Rayane e aos 27, É em mais mais um chute de média distância, com a lateral Suzana, mas Stefane defendeu com facilidade ambas as investidas.

Aos 39 minutos, Brenda errou um passe na saída do contra-ataque, o Minas retomou a posse e tentou cruzar na área, Katrine tentou dominar e a bola sobrou para camisa 14 Bárbara, que limpou pra perna direita e bateu a meia altura no canto direito de Stefane, que nada pôde fazer, 1 a 0 para as visitantes, que estavam melhores na partida.

Aos 49, a autora do gol recebeu lançamento pela direita e chutou forte em cima de Stefane, que defendeu em dois tempos. O Iranduba, que havia passado o primeiro tempo quase inteiro sem dar um chute sequer na meta de Thalya, chegou pela esquerda com Luana, a camisa 19 tentou um cruzamento, que acabou virando um chute e foi facilmente encaixado pela arqueira da equipe brasiliense

Segundo tempo

Com uma postura diferente e mudanças de posicionamento, a equipe, com quatro atacantes, entrou no ritmo e aumentou a intensidade em relação ao primeiro tempo. Aos 7 minutos, Luana recebeu na intermediária e arriscou de longe, a bola chutada de canhota que buscava o ângulo, foi pra fora. Era um indício de que a equipe queria mudar a situação da partida.

Mesmo com a superioridade do Iranduba no início da segunda etapa, o Minas não se intimidou e aos 11 minutos ampliou o placar. Em boa jogada coletiva, de pé em pé, Steff recebeu bola invertida na esquerda, e sem marcação, cruzou pro meio da área na saída da goleira Stefane, e sozinha, Bárbara conferiu de cabeça e marcou pela segunda vez na partida.

E assim como nas partidas anteriores, a goleira Stefane teve que trabalhar para evitar um placar elástico. Aos 20 minutos, Rayane mandou um balaço de fora da área, obrigando a goleira a se esticar para impedir o terceiro gol. Aos 24, o Iranduba quase descontou com Paulinha, que subiu de cabeça após bom cruzamento de Brenda pelo lado direito e finalizou no cantinho, mas a bola foi pra fora.

Com o resultado na mão, o Minas procurou se defender e continuou jogando com intensidade para segurar a vitória, trabalhando a bola com mais paciência. Aos 39, em mais um contra-ataque, Rayane recebeu na esquerda, invadiu a área e finalizou de bico de perna direita no alto e Stefane, no puro reflexo, espalmou pra escanteio.

Já nos acréscimos, Cinthia finalizou na entrada da área, a bola foi no braço da atacante Hulk, que havia acabado de entrar, pênalti marcado. Na cobrança, Brenda deslocou a goleira Thalya, que caiu pro lado esquerdo, mas caprichosamente a bola foi pra fora. Não era o dia do Iranduba, que não conseguiu acertar o gol na partida. Fim de jogo, derrota para o time amazonense.

Panorama

Diante da sexta derrota em casa nesse Brasileiro, o Iranduba permanece na zona de rebaixamento, com dez pontos ganhos e a duas rodadas do fim da fase de classificação, terá a difícil missão de tirar quatro pontos de diferença do Minas, que chegou a 14, na 12ª colocação e encaminhou a permanência na elite do futebol feminino nacional.

Próximo jogo

Pela penúltima rodada, no próximo domingo (11), o Iranduba vai a Santa Catarina enfrentar o Avaí/Kindermann, às 15 horas (horário de Manaus). Um resultado que não seja uma vitória, rebaixa a equipe para disputar a Série A2 em 2021. O Minas vai a Minas Gerais enfrentar o Cruzeiro no sábado (10) às 20h30, horário de Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *