(Foto: João Normando)
Jogando em Araraquara neste domingo (27), o Iranduba empatou em 1 a 1 com a Ferroviária-SP e voltou a pontuar no Brasileirão Feminino após quatro derrotas consecutivas. No fim do primeiro tempo, Paulinha abriu o placar para o Hulk, com um golaço, e Chu empatou para as Guerreiras Grenás na segunda etapa.
O jogo
Como se espera da postura de um mandante, a Ferroviária tomou a iniciativa no jogo e procurou ocupar o campo de ataque. Com o time bem postado, o Iranduba encaixou a marcação e ofereceu poucos espaços nos primeiros minutos, mas não conseguia organizar contragolpes.
Aos 18 minutos, o Iranduba assustou as donas da casa quando a zagueira Petra subiu no segundo pau após cobrança de falta da direita e cabeceou para defesa de Luciana. A partida seguiu equilibrada e movimentada com as duas equipes construindo jogadas, mas pecando na finalização, além da forte marcação imposta por ambas.
Aos 26 minutos, a grande chance do Iranduba no primeiro tempo. Brenda foi lançada na velocidade na esquerda nas costas da zaga, cruzou pra área, a zagueira grená furou a cabeçada e a bola sobrou para Paulinha sozinha, cara a cara com a goleira que, com um pouco de preciosismo, tentou a cavadinha, a bola foi em cima de Luciana no meio do gol.
Os lançamentos no costado da zaga da Ferroviária acionando as pontas, principalmente com Brenda pelo lado esquerdo pareciam ser a principal alternativa ofensiva do Hulk, que era melhor na partida.
Aos 41 minutos, enfim o prêmio da boa atuação do Iranduba. Paulinha foi lançada e novamente recebeu boa bola para finalizar, deu dois dribles desconcertantes nas zagueiras da Ferroviária, se livrou da marcação e de perna direita mandou uma pancada no ângulo de Luciana. 1 a 0 Hulk! O Ferrinha quase empatou nos acréscimos, mas Yessica interceptou o cruzamento que chegaria para Elisa sozinha na área. Fim de primeiro tempo, Iranduba merecidamente a frente no placar.
Segundo tempo
O Iranduba voltou para a segunda etapa como terminou o primeiro tempo, marcando forte e pressionando a saída de bola. Mas aos 8 minutos, as donas da casa chegaram ao empate. Chu aproveitou o rebote oferecido por Yessica – que se chocou com jogadoras do Iranduba e da Ferroviária -, e com o gol aberto, fuzilou de canhota para marcar, 1 a 1.
Mesmo sofrendo o empate, a postura do Iranduba permaneceu a mesma e as melhores chegadas do Hulk ficaram por conta de Marília, de 17 anos, que entrou no segundo tempo e incomodou atacando pelo lado direito, mas não conseguiu colocar as companheiras em boas condições para finalizar.
As alterações feitas pela técnica Tatiele Silveira deram novo vigor para a Ferroviária, que diante das demonstrações de cansaço do time de Cavalo, aumentou o volume de jogo, mas parou na superação das meninas do Hulk, que seguraram o empate e pareciam não ter mais fôlego para tentar a vitória, apesar de algumas chegadas através das bolas paradas. Aos 44 minutos, Yessica evitou a virada e fez uma defesaça na finalização de Chu no cantinho. E ficou por isso mesmo, tudo igual no placar.
Panorama
Com o empate, o Iranduba permaneceu na zona de rebaixamento com dez pontos e viu a distância para o Minas, 12° colocado, diminuir para um ponto, já que o time brasiliense foi derrotado por 6 a 1 para o Avaí/Kindermann. A Ferroviária chegou aos 20 pontos, dorme na mesma 6ª colocação, mas pode ser ultrapassada em caso de vitória do Grêmio contra o Flamengo nesta segunda-feira (28).
Próximo jogo
Para a 12ª rodada, o Iranduba permanece em solo paulista, já que na quarta-feira (30) vai à Cotia enfrentar a equipe do São Paulo, às 14 horas, no horário de Manaus. As Guerreiras Grenás recebem o Avaí/Kindermann novamente na Fonte Luminosa, na quinta-feira (1), às 19 horas, horário de Brasília.