Em jogo duro, o artilheiro deixou sua marca duas vezes e a Onça despachou o time sergipano no Zamith
O Amazonas FC está nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. No Estádio Carlos Zamith, a Onça venceu o Lagarto por 2 a 1, na tarde deste domingo (14), e avançou para o duelo do tão sonhado acesso à terceira divisão. O primeiro jogo havia ficado empatado em 1 a 1, no Sergipe. O artilheiro Ítalo marcou duas vezes para o time aurinegro, enquanto Leozão fez o gol de honra do Verdão, que fica pelo caminho.
O jogo
Aos quatro minutos, Yuri caiu pela esquerda e fez um cruzamento venenoso buscando Dolem no segundo poste, ele tocou quase sem ângulo e assustou. Cinco minutos depois, Tavares viu Ítalo fugindo da marcação dentro da área e acertou um belo lançamento para o camisa 9, que tocou de cabeça por cima de Careca, que atento, fez a defesa e jogou pra escanteio.
Numa jogada de insistência e perspicácia, o Amazonas chegou ao primeiro gol aos 21 minutos. Ítalo aproveitou o vacilo do zagueiro Jr. Goiano, ganhou na velocidade e tocou para Rafael Tavares, que devolveu pra ele e com tranquilidade, o camisa 9 limpou, puxou pra canhota e chutou rasteiro no canto de Careca, aí foi só correr pro abraço, um a zero Onça.
Depois do gol, o Lagarto equilibrou o jogo e passou a ocupar mais o campo de ataque, abusando das bolas aéreas. A Onça não conseguiu brecar e cedeu oportunidades ao time adversário. Até que aos 48 minutos, de tanto martelar, o gol do Verdão saiu na bola parada. Davi Ceará levantou na área, o zagueiro Leozão subiu no meio da defesa da Onça e raspou, a bola tocou na trave e entrou, tudo igual no Zamith.
Segundo tempo
A etapa complementar começou lá e cá, o Lagarto teve uma oportunidade numa arrancada de Lucas, enquanto o Amazonas respondeu com uma cabeçada de Tavares, que acabou finalizando nas mãos do goleiro Careca. Aos nove minutos, Dolem tabelou com Avila e cruzou rasteiro, Tavares tentou o toque de letra, mas o goleiro estava atento e defendeu.
O jogo ficava tenso a cada minuto que se passava. Aos 17, Davi Ceará arriscou de longe buscando o ângulo e levou perigo. Aos 28, Ítalo completou pras redes após cobrança de escanteio, mas o impedimento foi marcado e aumentou ainda mais os ânimos.
Até que aos 32 minutos, brilhou novamente a estrela do artilheiro. Miliano cobrou escanteio pela esquerda, o goleiro Careca espalmou pro meio da área, nos pés do oportunista Ítalo, que só empurrou pro gol vazio e recolocou a Onça em vantagem. Desesperado, o Lagarto se lançou pro ataque e deixava espaços pro Amazonas. Mas não havia tempo pra mais nada, Onça classificada!
Próxima fase
Novamente com a vantagem de decidir em casa, o Amazonas agora terá a Portuguesa, do Rio de Janeiro, como adversário nas quartas de final. Quem avançar, estará classificado para a Série C de 2023.
Confira os melhores momentos: