Esporte localJC FCPenarol

JC e Penarol são proibidos de treinar diariamente no Floro de Mendonça

(Foto: Reprodução/Portal LCJ Notícias)

Representantes do Amazonas e da cidade de Itacoatiara nas competições nacionais de futebol feminino e masculino, respectivamente, JC e Penarol foram comunicados na manhã desta quinta-feira (3), da decisão do prefeito Mário Abrahim de proibir a realização de treinamentos diários no campo do estádio Floro de Mendonça e liberar apenas em “treinos apronto”, que antecedem os jogos, a fim de manter a qualidade do gramado.

No caso do JC, o grupo foi avisado da medida quando já estava presente no estádio para mais um dia de trabalho e foi impedido de entrar no gramado. A Polícia Militar acabou cedendo o espaço do Batalhão da cidade para que as atletas pudessem treinar e não perdessem o dia. 

O presidente do clube, João Carlos Campos, disse acreditar se tratar de uma decisão política, porém, afirmou que nunca teve problema algum com o atual prefeito. Ele adiantou que, ao procurar ajuda do Governo do Estado, foi passada a possibilidade de liberação dos estádios Zamith e Ismael Benigno, na capital amazonense, distante 269 quilômetros.

O empresário João Carlos Campos, fundador e presidente do JC Futebol Clube (Foto: Reprodução/Portal LCJ Notícias)

“A única coisa que pedimos (da Prefeitura) foi um estádio para que pudéssemos treinar. Como cidadão itacoatiarense, eu me sinto humilhado, decepcionado. Prefeito, o senhor está tirando os sonhos das nossas meninas. O estádio está acabado, o que a gente mais faz é tentar ajudar para conservar e um treino do feminino não acaba com o gramado. Hoje nós estamos aqui proibidos. Liguei para o secretário do governo do estado pedindo ajuda, disseram que vamos ter que sair do nosso município, ter que fazer jogos na capital. Eu estou muito triste com tudo isso, isso aqui é nosso. Fomos o primeiro clube do interior a ser campeão estadual, não tivemos uma recepção para as meninas nessa cidade”, declarou.

Atual campeão amazonense e disputando pela primeira vez uma competição nacional, o JC vive uma semana decisiva na Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino. Com seis pontos, a equipe é vice-líder do grupo B e caso vença o Fortaleza, em casa, no próximo domingo (6), estará classificada para a fase de mata-mata com uma rodada de antecedência, mantendo vivo o sonho do acesso à primeira divisão. O técnico português Fernando Lage falou do impacto que isso pode causar nas atletas nas vésperas de um jogo tão importante.

“Nós temos que trabalhar o psicológico, tentar reverter o quadro, para tudo que nos atinge para o mal, que vire força para o bem. É um trabalho muito duro, mas minhas jogadoras são muito guerreiras, elas estão aqui. As atletas não recebem qualquer auxílio ou fazem trabalhos secundários, pagamos um salário mínimo a uma parte, a outras um pouquinho mais, mas nenhuma está aqui sem salário”, disse.

As atletas do JC impedidas de entrar no gramado do Floro (Foto: Reprodução/Portal LCJ Notícias)

Ele completou falando da repercussão da campanha das meninas do JC.

“É inédita esta atitude, hoje Itacoatiara é falada nos quatro cantos do mundo, a CBF tem nos dado um apoio incondicional. Tenho 20 anos de competição e o que aconteceu hoje é inexplicável, a três dias do jogo mais importante que esse time vai ter, porque pode garantir calendário pro ano que vem, vai nos dar força anêmica, porque não perdemos há dois jogos, com duas vitórias consistentes por 4 a 1”, finalizou Fernando.

O Penarol, por sua vez, também confirmou que foi comunicado da decisão e não se pronunciou a respeito da medida. O elenco que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro realizará seus treinamentos nas dependências do CT do clube. O Leão da Velha Serpa estreia na quarta divisão no próximo sábado (5), fora de casa, contra o GAS-RR, em partida válida pelo Grupo A1 da competição, às 16 horas (de Manaus). A primeira partida como mandante no estádio Floro de Mendonça está marcada para o próximo dia 13, contra o Castanhal-PA. O Penarol atuará no local em sete oportunidades no mínimo, nesta primeira fase.

Prefeitura de Itacoatiara justifica decisão

A Prefeitura de Itacoatiara, em nota, explicou a medida e afirmou que o estádio segue liberado para treinamentos não diários como anteriormente, mas apenas nos prévios às partidas a serem mandadas nele. Segundo a secretaria municipal, há uma preocupação quanto à qualidade e o estado do gramado diante do excesso de jogos e treinos, podendo resultar até no impedimento da realização de jogos por parte da CBF.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura Municipal de Itacoatiara, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer – SEMJEL, vem através deste, comunicar os clubes de futebol profissionais da nossa cidade, que o Estádio Municipal Floro Rebelo de Mendonça, continua a disposição dos clubes para o “treino a pronto”, que antecede os jogos.

A Secretaria Municipal, salienta que vem buscando manter a qualidade do gramado, de acordo com as recomendações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para que assim, o Estádio Municipal Floro Rebelo de Mendonça, não fique impedido de realizar os jogos oficiais, pelas competições nacionais.

Desde já, pedimos e agradecemos a compreensão tanto dos clubes profissionais, bem como de seus torcedores.

Posicionamento do Governo do Estado

Também em nota divulgada ainda nesta manhã,a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) se pronunciou em nota prestando apoio ao futebol feminino e revelou as orientações repassadas ao mandatário do Tigre do Norte para caso seja necessária a utilização dos espaços na capital amazonense para treinamentos diários. Confira a nota na íntegra:

A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) informa que o diretor-presidente Jorge Oliveira, foi contactado, na manhã desta quinta-feira (03/6), pelo presidente do JC Futebol Clube, João Carlos, que está em fase de competição pelo Campeonato Brasileiro Feminino A2, solicitando ajuda para o treinamento de suas atletas na capital amazonense. O presidente do clube foi orientado a oficiar, via protocolo, o pedido de apoio aos treinos do time feminino, em Manaus.  O Governo do Amazonas, por intermédio da FAAR, continuará fazendo o que for possível para apoiar o futebol feminino do Amazonas no Campeonato Brasileiro.

*com colaboração do Portal LCJ Notícias e da jornalista Larissa Balieiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *