(Foto: João Normando/FAF)
Pondo fim à 9ª rodada do Campeonato Amazonense na tarde desta quarta-feira (14), no estádio Carlos Zamith, o JC de Itacoatiara bateu o Nacional de virada por 2 a 1 e encerrou a primeira fase com sua segunda vitória na competição. Os gols da partida foram marcados por Roberto, para o Naça, com Vinícius e Negueba virando para o Tigre do Norte
Primeiro tempo: JC tem a posse, sofre o gol, mas aproveita bola parada para empatar
Modificadas, as equipes entraram em campo já de olho na fase de mata-mata. O JC começou com mais posse de bola, enquanto o Nacional mantinha-se no campo de defesa para explorar o contra-ataque assim como no jogo contra o Manaus, só que desta vez, com duas linhas de quatro e uma dupla de zaga jovem e inédita. Nos primeiros minutos, o Nacional teve uma série de escanteios a seu favor, em uma delas, Baé desviou para defesa de Ferrari.
Aos 34 minutos, o meia estreante Renatinho inverteu uma boa bola para Vitinho na esquerda, que cruzou na medida para a infiltração de Roberto no segundo pau, o camisa 8 testou pro fundo do gol, sem chances para Ferrari. Sem chances pelo chão, o JC chegou ao empate aos 44 na bola parada. Negueba cobrou escanteio pela direita no primeiro pau, Baé desviou pro meio da área e Vinicius aproveitou a bola pingando na pequena área para estudar as redes do Naça, tudo empatado e fim de primeira etapa.
Segundo tempo: jogo fica aberto e JC vira após mudanças
Sem alterações, os treinadores parecem ter pedido mais intensidade para a segunda etapa e tiveram resposta nos primeiros minutos. Logo aos dois minutos, Mumu vacilou no domínio e a bola sobrou para Roberto, que ligou rápido em Leozinho, o camisa 11 cortou pro meio e chutou de canhota buscando o ângulo direito de Ferrari, o goleirão só olhou e a bola beijou o travessão. Aos 18, Leozinho achou Gadelha dentro da área, já caindo pela pressão do zagueiro, o atacante bateu de carrinho para defesa de Ferrari. No rebote, Leozinho ajeitou para Vitinho, que chutou nas mãos do goleiro do JC.
O Tigre do Norte melhorou após a entrada de Wagner Balotelli, que saiu do banco para ser uma referência na frente. A partida ficou lá e cá, e poderia render a vitória para qualquer um dos lados. Aos 40, Balotelli aproveitou a marcação alta do Nacional e arrancou em velocidade do meio de campo até a área, o atacante ganhou de Cleberson na força e rolou para a chegada de Negueba, que empurrou pro gol e decretou a virada do time de Paulo Morgado. O Naça ainda tentou uma pressão final, mas não teve forças e o JC se segurou, fim de papo.
Panorama e próximos jogos
Em termos de tabela, o resultado não influenciou em muita coisa as duas equipes, mas já indicou os próximos adversários nas quartas. O JC chegou aos oito pontos, permanecendo na oitava colocação, enquanto o Nacional estacionou nos 11 pontos e fechou o G4 na última vaga.
Na próxima semana, já no mata-mata, tudo indica que o JC enfrentará o Manaus, mas ainda há a possibilidade de ser o Princesa, dependendo dos jogos atrasados. Por sua vez, o Naça já sabe que enfrentará o Clipper na sequência do Barezão, com datas a serem definidas e anunciadas pela FAF.