A primeira edição da competição terá encerramento no próximo sábado (3), finalizando as sete modalidades envolvendo 13 núcleos do programa
O terceiro e penúltimo dia da primeira edição dos Jogos dos Núcleos do programa “Manaus Esportiva” teve disputas no jiu-jitsu, badminton e basquete ao longo do último sábado (26). O evento tem realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), e é voltado aos alunos das categorias mirim, infantil e juvenil.
A sede das atividades do dia foi o ginásio do núcleo Ninimbergue Guerra, localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus. Além dos anfitriões, outros 12 núcleos esportivos têm participado da competição: Alvorada, Rouxinol, Redenção, Zezão, Japiim, Eldorado, Dom Jackson, Campos Elíseos, Cidade Nova, Santa Etelvina, Cidade de Deus e Dom Pedro.
Através da integração por meio do esporte, o programa “Manaus Esportiva” busca promover a formação da criança como atleta e cidadão. Prova disso é a história do aluno Guilherme Paz, de 15 anos, que foi campeão no jiu-jitsu, representando o núcleo da Redenção.
A mãe, Neury Marinho, tinha resistência às artes marciais por medo do filho se machucar, mas permitiu a inscrição nas aulas de jiu-jitsu, e quatro meses depois, prestigiou Guilherme garantindo o topo no pódio.
“Hoje foi sensacional, vim aqui prestigiar esse torneio. Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa de colocar esporte nas comunidades e incentivar as crianças. Vejo o esporte como uma ferramenta de evolução em todos os sentidos”, comemorou Neury.
“Foi muito legal, eu estava precisando disso. Mantive o foco, o esforço, agradeço a todos que me ajudaram, minha mãe, meu mestre. Me sinto vitorioso. O esporte mudou minha vida, não sei nem se estaria vivo hoje. Os treinos durante a semana são muito legais, juntando educação a prática, é um lugar incrível”, disse Guilherme.
Em ascensão no cenário amazonense, o badminton atualmente se faz presente em em quatro núcleos espalhados pela cidade. Responsável pelo núcleo do Eldorado, o professor Moisés Costa destaca que a procura pela modalidade tem crescido. O trabalho realizado tem dado os primeiros frutos. De acordo com Moisés, uma aluna de um dos núcleos competiu em um torneio nacional recentemente.
“Os Jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos. Quero agradecer ao nosso diretor-presidente, Aurilex Moreira, que faz um excelente trabalho. Hoje contamos com aulas no badminton em quatro núcleos da cidade. Vamos procurar divulgar e capacitar outros centros, para que a modalidade cresça mais, e a segunda edição seja ainda melhor”, declarou.
Na categoria sub-15 infantil do badminton, a grande campeã foi Evelyn Giovanna (na foto de capa), que treina no núcleo do Coroado, na Minivila olímpica. Ela admite que o resultado foi uma surpresa, mas que estava preparada.
“Sensação incrível. Sinceramente, eu não esperava chegar no primeiro lugar, mas quando terminou o último jogo e fui campeã, foi uma alegria muito grande. Conheci o esporte quando meu pai me matriculou nas aulas. Não esperava uma evolução tão grande, mas me dediquei e consegui esse resultado. Quero dar sequência, chegar em um nível nacional e quem sabe as Olimpíadas, ficaria muito feliz”.
Com mais de 600 alunos inscritos em sete modalidades, os Jogos do Núcleos terão o último dia de disputas no próximo sábado (3/12). A coordenadora Gena Alves fez um balanço das atividades.
“Mais um dia de sucesso, pra variar. Hoje tivemos três modalidades, foi tudo tranquilo, com um bom desenvolvimento dos alunos dos núcleos. Só temos a comemorar”, concluiu.
Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)