Ex-Rio Negro, o treinador de 55 anos vai substituir Welington Fajardo e retorna ao comando do Leão da Vila Municipal após 13 anos
O Nacional tem um novo comandante para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que acontece a partir de maio. Nesta segunda-feira (10), o clube acertou e oficializou a contratação do técnico João Carlos Cavalo, que dirigiu o Rio Negro no último Campeonato Amazonense e retorna após 13 anos.
O profissional de 55 anos vai suceder Welington Fajardo, que não chegou a um acordo para renovar o contrato após o término do Estadual e deixou o Leão da Vila Municipal junto com parte da comissão técnica na última semana. A frente do Rio Negro, Cavalo somou uma vitória, quatro empates e cinco derrotas no Barezão, e se despediu nas quartas de final para o Manauara.
O novo comandante do Leão tem currículo extenso em equipes dentro e fora do Amazonas. Na carreira, já comandou clubes como São Raimundo, Manauara, Fast, Iranduba, Princesa do Solimões e Manaus. Além de Recanto e Iranduba no futebol feminino, e equipes de base.
Cavalo já dirigiu o próprio Nacional em outras duas oportunidades, em 2004 e 2010. Ainda no futebol baré, o treinador foi campeão da Série B com o Grêmio Coariense em 2005 e com o Galo da Praça da Saudade em 2022, além da quebra de jejum do Fast em 2016. Em suas primeiras palavras como novo treinador nacionalino, o profissional estabeleceu metas com o Leão da Vila Municipal.
“É um prazer voltar ao Nacional. Sabemos da importância que tem essa camisa e o clube. Estamos diante de uma equipe competitiva e que eu estava acompanhando no Barezão. Sou amazonense, conheço bem a história do Nacional, carrego uma experiência em clubes nacionais, europeus, e pretendo mentalizar nossa equipe em nossa maneira de trabalhar. A primeira fase da Série D é complicada, temos que procurar encarar cada jogo com uma decisão, e se tratando do Nacional, temos que buscar a classificação, ganhando confiança jogo após jogo”, afirmou.
Grande reformulação
Após a eliminação no Estadual para o Amazonas nas semifinais, o Nacional iniciou um processo de remontagem. Além da saída da comissão técnica, também deixaram o clube quatro atletas: o lateral-direito Jô, e os atacantes Ceará, Ronny e Daniel Passira. Por outro lado, ocorreram inicialmente as renovações do zagueiro Paulo Pontes, o lateral-direito Alan Patrick, o volante Clayton e o atacante Érico Jr.
Nos próximos dias, a tendência é de novas movimentações. O trabalho de Cavalo inicia de imediato. A estreia do Nacional na Série D acontecerá na primeira semana de maio, contra o Humaitá-AC, em local e horário ainda a ser divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).