Jogadoras do Holanda denunciam casos de assédio e ameaças e pedem ajuda; diretor do clube nega
Atletas relataram as situações em uma rede sociai e registraram um boletim de ocorrência contra Jones Xavier, que afirmou serem falsas as acusações
Um dos dez clubes confirmados no Campeonato Amazonense Feminino 2024, o Holanda é centro de uma crise envolvendo graves acusações. Na noite da última quinta-feira (27), atletas contratadas para a disputa da competição denunciaram diretores do clube de assédio e ameaças. As denúncias foram feitas por meio de publicações nas redes sociais e por um boletim de ocorrência registrado contra Jones Xavier, diretor do clube acusado de assédio por uma atleta menor de idade.
Em uma das denúncias, seis atletas aparecem em um vídeo, em que duas delas relatam que vieram de outros estados e que as propostas feitas não estão sendo cumpridas por parte do clube. Além disso, as jogadores afirmam que levaram os casos de assédio até a polícia e que isso causou as ameaças por parte de diretores do clube. Na publicação, as atletas pedem ajuda para voltar para suas casas.
Boletim de Ocorrência
Como compartilhado pelas atletas no vídeo citado, foi registrado um boletim de ocorrência contra Jones Xavier por assédio a uma jogadora menor de idade. Segundo a denúncia, o diretor teria oferecido uma proposta para a atleta jogar fora do país em troca de uma massagem. Ainda segundo o BO, após negar a proposta, a jogadora foi informada que tinha uma multa a ser paga por conta da transferência e por esse motivo foi dispensada e informado que teria que retornar à sua cidade de origem.
O mesmo relato do boletim de ocorrência também foi publicado pela jogadora em uma rede social. Na publicação, a atleta afirma que o diretor acusado tentou convencê-la a ficar e ao saber do boletim de ocorrência registrado, disse que só compraria sua passagem de volta, caso ela retirasse a queixa. A jovem revela ainda que nunca recebeu nenhum valor em dois meses no clube.
Diretor nega acusações
Procurado pela reportagem do Portal Esporte Manaus, Jones Xavier negou todas as acusações de assédio, ameaças e falta de alimentação. O diretor do Holanda afirma ainda que registrou um boletim de ocorrência contra três atletas e que está tentando resolver a situação das passagens para as jogadoras retornarem a suas casas, mas que as mesmas não querem acordo.
“Essas denúncias são totalmente falsas. A moça que me denunciou por assédio precisa provar que eu a assediei. Eu fiz um boletim de ocorrência contra ela também. Sobre a questão das ameaças, nunca aconteceu, nem por minha parte e nem por ninguém do clube. Tentamos conversar várias vezes para resolver essa situação do retorno delas, mas elas não querem acordo nenhum e falaram que é por conta de salários atrasados. Realmente, estamos ainda atrás de verbas para poder quitar essa dívida com algumas atletas. Mas ninguém do clube nunca ameaçou ninguém”, declarou.