(Foto: João Normando/FAF)
O jogo de abertura do Campeonato Amazonense de 2021 entre Princesa do Solimões e Amazonas FC que aconteceria nesta quinta-feira (4), foi adiado para a próxima terça-feira (9) e encerrará a primeira rodada. A partida segue marcada para as 15h30 no estádio Gilbertão, em Manacapuru. A mudança se deu por conta do luto na Onça Pintada em virtude da morte do ex-técnico do clube, Ruy Scarpino, ocorrida na manhã desta quarta-feira (3), por complicações da covid-19.
O treinador de 59 anos comandou o Amazonas na edição do estadual de 2020 – que ocorreu no começo deste ano – e esteve a frente do elenco até o último dia 24, quando pediu desligamento do cargo para tratar da doença. Scarpino não resistiu, falecendo na UTI de um hospital particular da capital.
Com o adiamento, o jogo de abertura do Estadual passa a ser entre Manaus e JC de Itacoatiara no próximo sábado (6), na Arena da Amazônia, a partir das 15h30. Um dia depois (7), mais duas partidas dão continuidade à primeira rodada: Nacional e São Raimundo duelam no estádio da Colina, no mesmo horário. Em Itacoatiara, o atual campeão Penarol entra em campo e inicia a defesa do título diante do Iranduba, no estádio Floro de Mendonça, às 15 horas. Em razão da desistência do Fast, um clube terá folga a cada rodada. No caso desta primeira, o Clipper, que retorna à primeira divisão depois de 15 anos, não entra em campo e só estreia na segunda rodada diante do Manaus.