A 9ª edição da Copa Evangélica premiou os mais novos campeões na Colina, neste domingo (13), com transmissão do Esporte Manaus
Os Jovens de Cristo Canaranas são os grandes campeões da edição de 2022 da Copa Evangélica. Na manhã deste domingo (13), a equipe superou o Ceia Zona Sul por 6 a 5 nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo normal. A final da 9ª edição da competição foi realizada no Estádio Ismael Benigno, a Colina, e teve cobertura completa do Esporte Manaus.
O Ceia começou melhor, controlando a posse de bola e tendo chances, mas quem abriu o placar foi o Jovens de Cristo, aos 24 da primeira etapa. Léo Salgado foi lançado nas costas da defesa e bateu de chapa na saída do goleiro, abrindo o placar. A etapa final foi de pressão total do time do Ceia, que de tanto insistir, chegou ao empate nos acréscimos, com um gol salvador de Jonathan, que tinha saído do banco.
Tudo igual no tempo normal, o título foi decidido nos pênaltis. Nas primeiras dez batidas, cinco acertos pra cada. Já nas alternadas, Klivam desperdiçou a sexta cobrança do Ceia e deixou nos pés de Ramon, o pênalti do título do Jovens de Cristo. Ele converteu e correu pro abraço, sacramentando a conquista do time de Canaranas.
“Um jogo muito competitivo, as equipes dando o suor. O mais importante de tudo é ver a essência do futebol amazonense, os valores de cada atleta. Terminamos com oração, pra demonstrar que na Copa Evangélica, Jesus Cristo prevalece. Agradeço ao governador Wilson Lima, deputado Felipe Souza e todos que nos ajudaram a fazer acontecer mais uma edição”, comemorou o Missionário Luiz Mendes, coordenador da Copa Evangélica.
O técnico Janderson Sousa, conhecido como Téo, foi homenageado por seus atletas, que dedicaram a ele o título inédito. O dia foi ainda mais especial para o comandante, que levantou a taça no mesmo dia em que completou 36 anos de idade.
“É gratificante realmente. Eu devo muito a esses jovens, que se comprometem, que treinam, trabalham, são humildes. Isso aqui é o fruto, a coroação do trabalho que viemos fazendo, são seis anos. Vamos continuar, vamos melhorar, para voltarmos mais fortes no ano que vem para buscar esse bicampeonato”, ressaltou.
Presenças ilustres
Dando sequência à tradição de todos os anos, a final da 9ª Copa Evangélica contou com a presença ilustre do tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, Viola, e do ex-goleiro Aderson, que passou pelo Fortaleza. Eles participaram do amistoso prévio da decisão, entre Unidos do Amazonas e Seleção Evangélica, e puderam sentir um pouco do calor amazonense, além do carinho dos irmãos presentes na Colina.
“É uma satisfação grande estar aqui, quero agradecer ao Missionário Luiz pelo convite. Quando eu soube que era uma benção, uma unção que eu poderia estar recebendo aqui, não pensei nem 30 segundos. Pra mim foi uma honra ser escolhido para bater esse futebol para Jesus”, destacou Viola.
Premiações
Encerrada mais uma edição de sucesso, a Copa Evangélica premiou seus destaques de 2022. O Ceia Zona Sul ficou com o vice pelo segundo ano seguido e consagrou mais uma digna campanha. O Força Jovem Israel fechou o pódio, terminando na terceira colocação. O Atlético Força Jovem foi premiado com o troféu de equipe exemplar do torneio.
Nos destaques individuais, o artilheiro Rogério, do IPADAM, recebeu o troféu por ter marcado 11 gols na Copa. Bill, do campeão Canaranas, levou a luva de ouro como o goleiro menos vazado da competição.
Confira os gols e a disputa de pênaltis: