Amazonas FCEsporte local

Lacerda descarta empolgação com momento do Amazonas, prega pés no chão e destaca: “Entrega fantástica”

Amazonas venceu a terceira seguida na Série C e abriu três pontos de frente na liderança. Equipe não perde há nove jogos

A melhor campanha da Série C do Campeonato Brasileiro até aqui, no fim da 10ª rodada, é do Amazonas Futebol Clube. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Náutico na última quarta-feira (28), a equipe estreante sacramentou o terceiro triunfo consecutivo, e chegou a 21 pontos na liderança isolada da competição.

> Leia mais: Com gol de Sassá, Amazonas bate o Náutico nos Aflitos e amplia vantagem na liderança da Série C

Os números da campanha histórica da Onça-pintada falam por si só. São nove jogos sem derrotas, a maior sequência invicta das três primeiras divisões nacionais, o melhor ataque da Série C com 16 gols marcados, além de ser o melhor visitante, com quatro vitórias, um empate e uma derrota em seis jogos longe de casa. O técnico Rafael Lacerda comentou o bom momento que o clube atravessa.

A gente fica muito feliz com a vitória, com a liderança, com os números, a invencibilidade. Nove partidas, isso é um número muito expressivo, dentro de uma competição tão disputada e equilibrada, uma das mais difíceis dos últimos anos. Estou muito feliz principalmente por aquilo que os jogadores vêm fazendo, o trabalho, o comprometimento desse grupo de atletas.

Rafael Lacerda

> Leia mais: Líder da Terceirona, Amazonas tem segunda maior série invicta entre os times das séries A, B e C

Apesar dos números impressionantes, da boa condição na tabela de classificação e do desempenho em campo, o treinador do Amazonas mantém a serenidade e consciência de que há muito campeonato pela frente. Lacerda também explicou que o grupo é muito competitivo e todos brigam por um lugar na equipe se dedicando muito no cotidiano, contribuindo para que os resultados apareçam, independente de quem jogue.

Vou deixar bem claro, não podemos nos empolgar, claro que o torcedor age da maneira que tem que agir, mas internamente a gente não se empolga, não se ilude. Para continuar com essa performance, a gente tem que continuar trabalhando muito no dia-a-dia. O que vem fazendo a diferença no Amazonas é essa competição interna entre os atletas. Entra um, sai outro, a equipe continua forte, intensa, todo mundo sabe nosso modo de jogo. É impossível haver empolgação aqui dentro. Vamos continuar, o campeonato tá na metade, tem duas fases e muita coisa pela frente.

O jogo contra o Náutico exigiu muito do Amazonas, principalmente na parte defensiva, que tem buscado a solidez na campanha. O gol de Sassá marcado ainda na primeira etapa automaticamente acentuou o volume de jogo dos donos da casa, mas com uma marcação forte desde os atacantes, a Onça-pintada suportou bem e segurou o resultado.

Acredito que fizemos um bom jogo. Não foi um dos melhores jogos da nossa equipe em termos de propor jogo, mas como disse aos atletas, precisamos entender que precisamos vencer jogo. É uma competição dificílima, nossa equipe foi sólida, bem eficiente, principalmente defensivamente. Aí não é só mérito dos atletas lá de trás, mas começa lá na frente. Fantástica a entrega dos atletas, o Ermel, que não vinha jogando há muito tempo, jogou os noventa, terminou o jogo como centroavante. Muito mérito do dia-a-dia que eles têm.

Não tem como falar da trajetória do Amazonas na Série C sem citar o artilheiro máximo da competição: Sassá. Dos 16 gols marcados pelo Aurinegro no torneio, 12 foram do camisa 9, representando 73% da totalidade. Lacerda exaltou a grande fase e a capacidade de Sassá, mas ressaltou que ele é parte de uma engrenagem que tem funcionado na base de muito trabalho e companheirismo.

Não vou me alongar muito sobre o Sassá, já falei outras vezes. É um jogador de alto nível, tá fazendo a diferença, tá colhendo o que planta. Muito trabalhador no dia-a-dia, um dos nossos líderes de vestiário. É legal que o gol saiu de uma grande jogada, uma transição que a gente trabalhou, que sabia que ia ter. Tavares enfiou uma boa bola pro DG, aí sim veio a jogada pessoal que estávamos insistindo pra ele, conseguiu fazer duas vezes, uma delas deu gol, o Sassá muito bem posicionado. É um jogador fundamental dentro do processo todo.

De volta para casa, o Amazonas recebe o Pouso Alegre no próximo domingo (2), pela 11ª rodada da Série C. A bola rola às 15h, no estádio Carlos Zamith, onde a equipe busca repetir os mesmos resultados que tem como visitante.

Confira os melhores momentos de Náutico 0 x 1 Amazonas