Equipe amazonense quebrou jejum importante em Ribeirão Preto (SP). Treinador também atribuiu à questão psicológica a postura defensiva da equipe após abrir vantagem
O Amazonas FC começou se impondo diante do Botafogo-SP, saiu na frente, teve pênalti contra defendido, sofreu pressão no segundo tempo, mas conseguiu segurar a primeira vitória como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro na última sexta-feira (12), em Ribeirão Preto (SP). O resultado foi importante para manter a equipe fora da zona de rebaixamento.
Foi a quinta vitória do Amazonas na competição, a quarta sob comando de Rafael Lacerda. Após a partida, o treinador relembrou as boas atuações que a equipe teve fora de casa, mas que acabaram não sendo suficientes para terminar com os três pontos. Ele também valorizou o empenho do grupo para garantir o resultado, mesmo diante de vários desfalques, como a ausência de um lateral-direito de ofício no banco.
“É importante a vitória, já vinha se amadurecendo, a gente fez grandes jogos fora de casa, fizemos grandes jogos contra o Novorizontino e Avaí, que até então era a líder da competição. Os desfalques são sempre ruins, a gente tenta ao máximo que não tenha, mas faz parte de uma competição longa, uma competição dura, logística difícil, muitas viagens, mas o grupo está aí para isso. Importante quem jogou hoje, no final do jogo ficou difícil, a gente teve que botar o William Barbio, que é um atacante, de lateral-direito, então mostra também a força do grupo, de todo mundo querer, porque é difícil, eles estavam atacando muito por aquele lado e o Barbio foi bem cumprindo a função, é uma vitória do grupo, então todos estão de parabéns”.
Nas últimas partidas, o Amazonas conseguiu sair na frente dos adversários, mas não segurou o resultado. A postura mais defensiva após abrir vantagem tem sido um comportamento frequente, mas segundo Lacerda, não parte de uma orientação da comissão técnica, e sim uma reação natural do psicológico dos atletas. Ele também ressaltou que há cobrança para que a equipe mantenha uma regularidade ao longo das partidas e não sofra tanto defensivamente.
“Não acho que o time poderia ter feito mais, até não tivemos grandes chances, acho que teve uma com o Sassá. Enfrentamos um adversário duro do futebol paulista, nunca é fácil. A gente fez o gol cedo, mas até fazer o gol, às vezes a gente tem que valorizar um pouco mais o que é feito aqui. Até o nosso gol nós estávamos dominando completamente o adversário. A gente faz o gol e entra a questão psicológica, os jogadores automaticamente começam a vir para trás, mas o adversário também tem qualidade, jogando dentro da sua casa, eles crescem na partida. Mas eu não acho que a gente poderia ter feito mais gols, acho que a gente poderia ter construído um pouco mais, ter ficado um pouco mais com a bola, mas não vi mais situações de gols. Essa questão de propor é muito relativa. Quando eu cheguei aqui, a principal reclamação era que o Amazonas não jogava. Quando eu cheguei aqui, o Amazonas tinha uma vitória na Série B. Hoje nós estamos com cinco, hoje o time consegue propor, tem repertório. Mas infelizmente a gente tem essas situações que quando a gente está bem no jogo, ganhando, a gente recua. Não é um pedido meu, os jogadores sabem disso, cobrei mais uma vez. É uma questão muito psicológica, também qualidade do adversário, mas a gente está trabalhando para tentar fazer os 90 minutos no mesmo nível”.
Momentaneamente, a vitória faz o Amazonas subir para a 14ª posição na tabela, com 19 pontos somados. A equipe volta a campo no próximo sábado (20), diante do América Mineiro, novamente fora de casa. Lacerda afirmou que espera contar com o retorno do atacante Jô e os reforços contratados, que ainda dependem de regularização no BID da CBF.
“Jogo difícil atrás de jogo difícil, dois jogos fora de casa, a gente sempre gosta de jogar perto do nosso torcedor, mas conquistamos os primeiros três pontos fora de casa e a gente vai para Minas respeitando muito o adversário, a gente sabe que vai ser duríssimo, o América é uma das grandes equipes da competição, favorita o acesso, hoje está na vice-liderança. Assim como tem disfalques, também tem retornos, tem os jogadores que com a abertura da janela vão estar inscritos. O Jô deve estar à disposição contra a América, já está treinando normalmente, teve aquele desconforto nessa semana, ficou fora desses dois últimos jogos, então provavelmente contra a América eu vou contar com ele”, concluiu.
Confira os melhores momentos de Botafogo-SP 0 x 1 Amazonas