O treinador, que chega ao seu 70º jogo pelo clube, ressalta a importância de cada partida na luta pela permanência na Segundona e o sonho do acesso à elite
Já em solo pernambucano, o Amazonas FC finaliza os preparativos para enfrentar o Sport Recife, fora de casa, em partida que marca o início do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado (10). O treinador Rafael Lacerda, que completa 70 jogos à frente do Amazonas somando as duas passagens, projetou o duelo, destacando a importância de manter o foco jogo a jogo.
“A gente tem que continuar ganhando. Essa questão de projeção às vezes é ruim porque tu projeta coisas a longo prazo e a gente conversou com os atletas que tem que planejar jogo a jogo, fazer cada jogo uma decisão”, afirmou Lacerda, enfatizando a necessidade de encarar cada partida como crucial. Segundo ele, o início do segundo turno traz novos desafios, e a equipe precisa estar preparada para enfrentá-los com a mesma seriedade que teve na primeira metade da competição.
O Amazonas FC é o clube mais jovem da Série B e busca o objetivo principal, que é se manter na Segundona na primeira participação. “O Amazonas se aproxima de G4 em termos de pontuação, mas temos que ter os pés no chão em saber que precisamos obter esses 45 pontos e não é demérito pra ninguém”, destacou o treinador, referindo-se à pontuação considerada segura para evitar o rebaixamento.
Apesar do objetivo inicial ser a permanência na Série B, o técnico aurinegro não descarta a possibilidade de sonhar com o acesso. “Temos que pensar nisso, mas também sonhar com um acesso, com parte de cima da tabela, porque nossa equipe já mostrou que tem condição”, completou.
Sobre o próximo desafio, Lacerda está por dentro e não esconde o respeito pelo elenco do Sport, que está hoje na sétima colocação. “É um adversário duríssimo, com certeza é um dos favoritos ao acesso, talvez um dos maiores investimentos da competição”, disse o treinador, ressaltando ainda que o Sport teve uma recente troca de comando e contratou jogadores experientes, como Wellington Silva, que deve estrear contra o Amazonas.
Com mais de 12 mil ingressos vendidos para a partida, a expectativa é de um grande público na Arena Pernambuco, mas Lacerda acredita que sua equipe está preparada para encarar a pressão. “O Amazonas gosta de jogos grandes, a história está aí para ser contada, é um clube novo, mas já fez grandes jogos com grandes públicos”, concluiu o treinador, confiante de que o time pode buscar um resultado positivo em Recife.
A bola rola às 16h (de Manaus), na Arena Pernambuco. Hoje com um jogo a menos, o Amazonas inicia a rodada na 13ª posição da tabela de classificação, com 24 pontos, a cinco do rival pernambucano.