Em palco de Copa do Mundo, rivais amazonenses se enfrentam pela primeira vez na Série D do Campeonato Brasileiro
A 5ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro marcará o primeiro duelo entre Amazonas FC e São Raimundo em competições nacionais. O confronto amazonense acontece neste domingo, às 16 horas (de Manaus), na Arena da Amazônia.
Finalistas da Série B do Campeonato Amazonense 2019, na qual a Onça-pintada levou a melhor, Amazonas e São Raimundo já se enfrentaram seis vezes, e foram quatro vitórias da equipe aurinegra, um empate e uma vitória do Tufão da Colina, que aconteceu no jogo de volta das quartas de final do Barezão 2021. No último confronto, na 1ª fase do Estadual deste ano, deu Onça por 2 a 0.
Líder do grupo A1 e com 100% de aproveitamento na competição, o Amazonas chega em alta para esse confronto local. Na última rodada, a Onça-pintada visitou o Porto Velho, que àquela altura dividia a liderança, e não tomou conhecimento do time rondoniense, vencendo por 3 a 1.
Para o embate com o Tufão, o treinador Rafael Lacerda terá três importantes desfalques: os laterais Henrique Ávila e Miliano e o atacante Freyn Figueroa. Ávila sofreu um trauma no joelho no jogo contra o Porto Velho, Miliano tem um problema no quadríceps, enquanto Figueroa sentiu um desconforto no reto femoral. Além do trio, Lacerda também não poderá contar com o atacante Ítalo que não está em período de transição para o campo.
O atacante Walter foi liberado pelo departamento médico para retomar os trabalhos em campo com o restante do grupo, mas não tem previsão de retorno. A semana também foi de uma “troca” de jogadores com o Paysandu: o meia Gabriel Davis foi em definitivo para o Papão, que emprestou o volante Christiano para a Onça. O novo reforço está apto, mas deve começar no banco.
Com as ausências citadas, um provável onze inicial da Onça tem o zagueiro Rubran fazendo a lateral-esquerda, confira: Gustavo; Biel Potiguar, Lucão, Alison e Rubran; Delciney, Robertinho e Rafael Tavares; Diogo Dolem, Hitalo e Ruan.
Após ter voltado a vencer depois de duas derrotas seguidas, o São Raimundo segue na 5ª posição do grupo e mira a entrada na zona de classificação para a próxima fase. Na última rodada, o Tufão bateu o Trem-AP por 3 a1, na Colina.
Sem desfalques e podendo contar com o novo reforço, o atacante Caíque, o técnico Aderbal Lana deve repetir a equipe que venceu a Locomotiva, com: Neguet; Alan Patrick, Ivanzinho, Thiago Spice e Sousa; Derlan (Dênis Pedra), Tiago Amazonense e Railson; Dedê (Katê), Felipe Matheus e Hemerson.
A partida será comandada por Yuri Elino Ferreira da Cruz, do Rio de Janeiro, que será auxiliado por Uesclei Regison Pereira dos Santos e Adriana Costa Farias, ambos do Amazonas. O quarto árbitro é Halbert Luis Moraes Baia, também do Amazonas.