O Amazonas venceu o Volta Redonda pelo segundo jogo seguido sob o comando do treinador, e entrou na zona de acesso à Série B
A maré virou no Amazonas FC. Fora de casa, a equipe amazonense voltou a vencer o Volta Redonda por 2 a 0 no último sábado (23) e pela primeira vez entrou na zona de classificação do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro. Agora com seis pontos, o Amazonas só depende de si para conquistar o inédito acesso à Série B nas duas rodadas finais.
À beira do gramado, o técnico Luizinho Vieira vibrou com a segunda vitória em dois jogos no comando aurinegro. Mesmo no Raulino de Oliveira, onde havia sido goleado na primeira fase, o Amazonas teve uma postura dominante se apresentou organizado. Com intensidade para retomar a bola e troca de passes no campo do adversários, os gols apareceram, um em cada tempo, e a vitória foi consumada.
> Leia mais: No RJ, Amazonas vence o Volta Redonda por 2 a 0 e entra na zona de acesso na Série C
Após a minha chegada, essa questão da pressão é natural pelas duas derrotas. A gente procurou colocar um conteúdo, estabelecer uma ideia central de jogo. Duas vitórias que são importantes para a sequência, mas foi um ponto também que a gente trabalhou, de direcionar a qualidade que temos junto ao modelo de jogo. Hoje não foi só a vitória, foi como a gente venceu de novo, com muita eficiência, consistência, tanto na parte ofensiva, quanto na defensiva. São dois jogos, quatro gols marcados e não tomamos nenhum, contra um adversário que era muito candidato ao acesso também. Isso mostra que a gente tá num bom caminho. A gente reage na competição, mas sendo um pouquinho frio e calculista, temos alguns pontos a melhorar. Falei na outra coletiva que a gente ia crescer, fizemos uma semana de trabalho muito boa, com muita qualidade. E essa semana pode nos colocar numa condição de não deixar a régua descer, até mesmo porque a gente pode subir já no próximo jogo. Então é se manter dentro do planejado, dentro dum nível que possa nos conduzir a mais uma vitória no próximo jogo
Luizinho Vieira
Antes da chegada da comissão técnica de Luizinho Vieira, o cenário era preocupante, com duas derrotas em dois jogos e um acesso que parecia muito distante. Porém, o segundo resultado positivo consecutivo deixou o Amazonas a uma combinação de resultados na próxima rodada para subir de divisão novamente. Luizinho Vieira valorizou a rápida assimilação do grupo.
É uma ideia, é um modelo de jogo que eu já venho desenvolvendo há algum tempo. Então, quando a gente chega para poder trabalhar a ideia central, a gente já tem o trabalho específico para não perder tempo e procurar se encaixar o mais rápido possível. Uma das coisas que eu prego muito é isso. Dentro da ideia, a organização das funções. Funcionou bem, as coisas se encaixaram rápido. No momento mais importante do ano, no momento mais importante da competição. Eu também sou assim, muito frio e calculista nas ações, de passar isso para os atletas, de vender a ideia, de fazer eles comprarem essa ideia e ser o cara mais chato disso. Porque aí eu vou cobrar justamente para essa roda gigante girar e a gente estar organizado para poder jogar.
Luizinho Vieira
Em relação à equipe que venceu o mesmo Voltaço na Arena da Amazônia, Luizinho Vieira optou por manter praticamente o time inteiro. A única mudança foi forçada, já que o zagueiro Thiago Spice cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e deu lugar a Maycon, compondo a dupla de zaga ao lado de Jackson. Luizinho destacou a importância de construir um entrosamento com uma equipe base.
Futebol é conjunto. Na hora de um passe, de recuperar e tentar o passe, saber que o atleta está naquele setor. Dentro da parte posicional, da mecânica de jogo, você entender quem vai estar naquele setor. Não é só passar a bola, é passar no pé certo para ganhar velocidade nas ações. O trabalho é muito recente, a gente vai acrescentando os conceitos ao longo do tempo, procurando não passar muito conteúdo para não minar a cabeça dos atletas, mas é um trabalho gradativo, pra gente se manter eficiente nas ações do jogo.
Luizinho Vieira
O jogo que pode garantir o acesso ao Amazonas será cercado de rivalidade e expectativa pelo histórico recente. Líder do grupo C, o Paysandu chegou a 10 pontos e está a um empate de assegurar o acesso matematicamente. Ao Amazonas, uma vitória no Mangueirão somada a um empate entre Botafogo-PB e Volta Redonda garante a vaga na Série B.
A bola rola às 16h30 (de Manaus) no próximo domingo (1º). A expectativa é que mais de 40 mil torcedores lotem o Estádio do Mangueirão. Já projetando a decisão, Luizinho Vieira falou em recuperar os atletas do grande desgaste no Rio de Janeiro e fazer uma boa semana de treinos de preparação.
Trabalhar em cima da vitória é sempre muito bom. É ter equilíbrio, entender de que forma a gente venceu e ao longo da semana recuperar os atletas, tem alguns que saíram com desgaste, e até pela entrega dentro do modelo de jogo, mas a gente sai satisfeito. Muito contente pela assimilação da ideia de jogo. Vamos procurar fazer a melhor semana de treinos do ano, pra gente recuperar, trabalhar pra chegar bem na decisão contra o Paysandu.
Luizinho Vieira
Confira os melhores momentos de Volta Redonda 0 x 2 Amazonas