Com um gol em cada tempo, Iury Tanque e Bruno Cardoso decidiram a vitória do Robô sobre a Onça-pintada na estreia do Estadual, no Zamith
No fechamento da primeira rodada do Campeonato Amazonense de 2023, o Manauara superou o Amazonas por 1 a 0, e estreou com resultado positivo no Estadual. Iury Tanque e Bruno Cardoso anotaram os gols da partida, realizada na tarde deste domingo (29), no estádio Carlos Zamith.
O jogo
Aos 11 minutos, Luan acertou passe enfiado para Ruan. O atacante ficou cara a cara com o goleiro Rodrigo Carvalho, mas se desequilibrou e bateu fraco. O primeiro tempo foi de poucas chances criadas. O Amazonas tinha a bola por mais tempo, mas com dificuldades na construção, o setor ofensivo não estava conseguindo concluir jogadas em conjunto. Por sua vez, o Manauara se postava bem defensivamente e não deixou espaços, mas quase não ameaçava a meta de Fabian Volpi.
Até que aos 40 minutos, o zagueiro Wellyson percebeu um espaço na retaguarda do Amazonas e se mandou para o ataque, dando uma de lateral-esquerdo, o defensor chegou cruzando e a bola resvalou no braço de Júlio Rusch, posicionado dentro da área. Sem pestanejar, o árbitro Ivan da Silva Guimarães Júnior assinalou pênalti. Na cobrança, Iury Tanque bateu cruzado, com força, sem chances para Volpi, abrindo o placar para o Robô no Zamith.
A Onça-pintada respondeu logo na sequência, aos 42, jogada plástica de Tavares pela direita, ele tirou de dois marcadores e serviu Ruan na linha de fundo pela direita. O camisa 11 cruzou rasteiro para Luan na pequena área, que acabou finalizando sem força, nas mãos do goleiro Rodrigo. Fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
O panorama da reta final foi semelhante ao da primeira etapa, com o Amazonas tendo mais a posse de bola, buscando pressionar para empatar, e o Manauara bem posicionado, desta vez com o resultado nas mãos. Num contra-ataque, o Robô quase matou o jogo. Marcelinho puxou em velocidade e lançou Macena, que bateu cruzado de bate-pronto, mas a bola ganhou a linha lateral.
Os treinadores modificaram as equipes com intenções claras: o Manauara baixou as linhas e reforçou o sistema defensivo para segurar a vitória, e o Amazonas com mais jogadores e o ímpeto todo no ataque, mas esbarrando na forte marcação. Porém, aos 35 minutos, a bola parada resolveu o jogo pro Robô.
Após levantamento na área, Gabriel Morbeck tentou girar sobre a marcação, a defesa do Amazonas não conseguiu afastar e a bola ficou oferecida para o zagueiro Bruno Cardoso, que teve a frieza de um centroavante e tocou rasteiro pro fundo das redes de Volpi, sacramentando o dois a zero.
Panorama e próximas partidas
Em quatro jogos simultâneos às 15h30, a segunda rodada do Barezão acontece por completo na próxima quarta-feira (2), com dois duelos no interior e outros dois na capital. O Amazonas encara o Rio Negro, no estádio da Colina. No mesmo estádio Carlos Zamith, o Manauara recebe o Iranduba.
Confira os melhores momentos: