Na Colina, o invicto Robô atropelou e fez o que precisava para passar de fase. Equipe aguarda vencedor de Retrô-PE e América-RN
O Manauara é o primeiro amazonense classificado às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Jogando no Estádio da Colina, na tarde deste sábado (3), a equipe goleou o Tocantinópolis-TO por 5 a 2 e levou a melhor no placar agregado após o empate sem gols no jogo de ida da segunda fase. O artilheiro Romarinho, duas vezes, Cuadrado, Vanilson e Wallace marcaram os gols do Robô da Amazônia, que segue invicto na competição. Wanderson e Everson Bilau diminuíram para o Verdão, eliminado.
O jogo
A bola começou a rolar após 17 minutos de atraso por falta de ambulância na Colina. E o Robô começou com tudo. Antes dos 30 segundos, Cuadrado passou fácil pelo marcador na direita, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro, a bola chegou limpa no segundo poste para Romarinho finalizar livre de pé direito e marcar o primeiro gol da eliminatória.
O Tocantinópolis equilibrou as ações e ameaçou o gol do Robô pela primeira vez aos 16 minutos, em chute de fora de Paulinho, que Gabriel Félix defendeu. Aos 25, em jogada trabalhada de pé em pé, Moc cruzou rasteiro pra área, Romarinho chegou inteiro para finalizar, mas a defesa tocantinense travou na hora “H” e evitou o segundo. Em tarde inspirada, Cuadrado recebeu de Vitinho, viu espaço na intermediária e arriscou de longe para defesa difícil de Carlão aos 35 minutos.
A blitz do Manauara seguiu forte. Dois minutos depois, Vitinho cruzou da direita, Romarinho cabeceou, a bola resvalou no braço do defensor do Tocantinópolis. Pênalti marcado. Aos 39, com a tranquilidade de um artilheiro, Romarinho bateu cruzado rasteiro de perna direita, o goleiro caiu pro outro lado. Oitavo gol do camisa 20 na Série D. Antes de terminar a primeira etapa, quase o terceiro. Aos 48, Cuadrado fez um carnaval pra cima da marcação, invadiu a área e obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa.
Segundo tempo
Assim como no primeiro tempo, o Manauara foi cirúrgico nos primeiros minutos e aproveitou para marcar. Logo com dois minutos de bola rolando, Palmares recebeu de Romarinho pelo meio e achou passe preciso nas costas da defesa para Cuadrado tocar na saída do goleiro e fazer o terceiro do Robô. Aos cinco, Tiaguinho carimbou a trave de Gabriel Félix em cobrança de falta e levou perigo.
Recém-saído do banco de reservas, o atacante Renatinho ganhou de Clemente e Norton na velocidade e invadiu a área já caindo ao tentar cruzar, mas o árbitro viu pênalti de Clemente e assinalou. Wanderson bateu firme, no alto, e descontou para os visitantes aos 11 minutos. Com a vaga encaminhada, Marcelo Vilar mexeu no time para dar um novo gás, com as entradas de Carlinhos, Pardal e Vanilson, que seriam determinantes para transformar o resultado em goleada.
No primeiro lance de Pardal, o meia cobrou falta do canto do goleiro, que foi buscar e jogou pra escanteio. Na sequência, aos 21, Carlinhos fez grande jogada individual pela direita, pedalou pra cima da marcação e cruzou rasteiro para Vanilson se antecipar no primeiro poste e desviar pro gol.
Nem deu tempo de comemorar direito, e o Robô fez mais um. Pardal viu a defesa do Tocantinópolis escancarada e deixou Wallace na cara do gol, o atacante que havia acabado de entrar deu o primeiro toque na bola para o fundo das redes na saída de Carlão, anotando o quinto aos 23 minutos. O Tocantinópolis marcou aos 36 minutos com Everson Bilau e diminuiu o prejuízo.
Panorama e próxima fase
Classificado, o Manauara vai enfrentar Retrô-PE ou América-RN nas oitavas de final. A definição será neste domingo (4). As partidas da próxima fase serão disputadas nos próximos dois finais de semana.
Confira os melhores momentos