Robô tinha a vantagem do empate, mas tratou de vencer na Colina e agora aguarda Amazonas ou Parintins. O Naça se despede da temporada e só volta a campo em 2025
O primeiro semifinalista do segundo turno do Campeonato Amazonense é o Manauara! Na tarde deste sábado (30), a equipe laranja tinha a vantagem de poder até empatar, mas eliminou o Nacional vencendo por 1 a 0, no Estádio da Colina e está garantido nas semifinais. O gol da classificação do Robô da Amazônia foi anotado por China.
O jogo
Precisando unicamente da vitória para avançar às semifinais, o Nacional tomou a iniciativa. Aos dois minutos, Raimundinho tabelou com Denilson pelo meio e chutou de fora da área, dando um susto no goleiro Jonathan. Com a vantagem do empate, o Manauara se defendia bem, mas não conseguia desenvolver jogadas no ataque.
Aos 20 minutos, troca na meta do Robô. O goleiro Jonathan sentiu lesão muscular e foi substituído por Marlon. A primeira conclusão de jogada do Manauara foi só aos 34 minutos, quando China arriscou finalização de fora da área e a bola foi fraca para defesa de João Vitor.
O Naça chegou novamente aos 36 minutos, em cobrança de falta de César Júlio, Marlon fez a ponte e apareceu pela primeira vez no jogo. No último lance do primeiro tempo, aos 50 minutos, China fez jogada individual da ponta esquerda pro meio, deixou dois marcadores pra trás e finalizou forte, a bola triscou no pé da trave e saiu pela linha de fundo.
Segundo tempo
Completamente aberto, o jogo teve tentativas dos dois lados na volta do intervalo. Aos seis minutos, Vitinho surpreendeu e cobrou falta rápido nas costas da defesa acionando Michael Paulista, mas o camisa 11 finalizou sem direção pra linha de fundo. Na individualidade do insistente China, o Manauara abriu o marcador aos nove minutos. O atacante recebeu passe de Jhonathan Moc na ponta, puxou pro meio e fuzilou rasteiro, no canto de João Vitor, para colocar o Robô em vantagem.
O Naca ficou em situação complicada, precisando virar o jogo para avançar de fase, e partiu pro tudo ou nada. Aos 15 minutos, após cobrança de escanteio que passou por todo mundo, Rogerinho limpou a marcação e bateu rasteiro, mas o volante Rafinha tirou em cima da linha e evitou o empate. Aos 20, foi a vez de Rogério Melo arriscar de fora da área e buscar o ângulo, para nova intervenção do goleiro Marlon.
A pressão do Nacional se intensificou nos últimos minutos. Aos 40, Quadrado partiu pela direita e bateu rasteiro, para defesa de Marlon. Três minutos depois, Ceará recebeu cruzamento de Vitinho e tentou de letra, mas Marlon evitou o empate.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o atacante China, do Manauara, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
Na semifinal, que também será em jogo único, o Manauara aguarda o vencedor do confronto entre Amazonas e Parintins, que decidem o classificado neste domingo (31), às 16h, no Estádio Gilbertão. Sem calendário nacional para esta temporada e até para a próxima, o Nacional só volta a campo no Campeonato Amazonense de 2025.
Confira os melhores momentos