Manauara vira pra cima do Amazonas e estreia com vitória no Barezão 2024
Em movimentada reedição da final de 2023, o Robô saiu atrás, mas teve forças para vencer por 2 a 1 o atual campeão estadual
Finalistas da edição de 2023, Amazonas e Manauara se enfrentaram na tarde deste domingo (21), no Estádio Carlos Zamith, pela partida de estreia das equipes no Campeonato Amazonense de 2024. E de virada, o Robô contou com gols de Joãozinho, Michael Paulista para vencer o atual campeão amazonense por 2 a 1. A Onça-pintada saiu na frente com Sassá, que também perdeu um pênalti.
O jogo
Em reedição da final do Estadual de 2023, Amazonas e Manauara abriram a disputa no Zamith. Quem chegou primeiro foi o Manauara. Aos três minutos, em cobrança de falta frontal, o lateral Vitinho bateu no meio do gol, fácil para Edson Mardden encaixar. Do lado do Amazonas, 2024 começou como 2023 terminou: com Sassá fazendo gol. Aos 12 minutos, o camisa 99 tabelou com Rafael Tavares no meio da defesa do Manauara e finalizou de canhota na saída de Jonathan para abrir o placar no Zamith.
Só que a vantagem aurinegra não demorou muito. Dois minutos depois, em jogada pelo lado esquerdo, Caio Ribeiro achou Joãozinho na linha de fundo, o atacante deu um corte seco em Wellington Carvalho, e mesmo com pouco ângulo, finalizou entre a trave e Mardden para deixar tudo empatado.
Sassá voltou a dar as caras aos 28 minutos, quando recebeu de Mantuan na entrada da área, fez o pivô em cima da marcação e bateu no cantinho esquerdo, mas Jonathan fez grande defesa.
Novamente pelo lado esquerdo, Sacramento pedalou pra cima de Patric e cruzou rasteiro, Edson Mardden tomou a frente para defender, mas soltou a bola nos pés de Michael Paulista, que estava esperto e aproveitou para fuzilar o gol vazio. Virada do Robô no Zamith aos 38 minutos.
Já nos acréscimos, a resposta do Amazonas, aos 50, Renan Castro cruzou da esquerda, Rafael Tavares dominou na área e foi calçado por Gama, pênalti marcado. Sassá cobrou no canto esquerdo rasteiro, mas tirou muito de Jonathan e a bola beliscou a trave, se perdendo pela linha de fundo. Chance do empate desperdiçada ainda no primeiro tempo e vitória parcial do Manauara
Segundo tempo
Ainda minutos finais da primeira etapa, uma forte chuva caiu no Estádio, alagando boa parte do gramado para o segundo tempo, dificultando as ações das equipes na volta do intervalo. Depois de um ímpeto inicial do Manauara, na tentativa de matar o jogo, o Amazonas se segurou e passou a pressionar em busca do empate, empurrando o Robô para o campo de defesa.
Panorama e próximas partidas
As equipes voltam a campo no meio de semana para a 2ª rodada. O Amazonas terá o Princesa do Solimões pela frente na quarta-feira (24), às 15h30, no Estádio Carlos Zamith. No mesmo dia e horário, o Manauara encara o Nacional na Arena da Amazônia.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, Joãozinho, do Manauara, foi eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Confira os melhores momentos