Manaus abre 2 a 0, cede empate ao Nacional, mas se classifica para a sexta final seguida do Barezão
O Leão ficou a um gol da vaga, mas o Gavião se segurou e agora aguarda Princesa ou Fast na decisão
O Manaus FC está classificado para a grande final do Campeonato Amazonense de 2022, pelo sexto ano consecutivo. Na tarde deste sábado (26), a equipe empatou em 2 a 2 com o Nacional, na Colina, e segue firme em busca do bicampeonato. Palmares, Ibiapino fizeram os gols do Gavião do Norte, que já tinha vencido a ida por 1 a 0. Madson e Spice reagiram para o Leão.
O jogo
A primeira chegada de perigo foi do Manaus, aos cinco minutos. Felipe Baiano recebeu na entrada da área e bateu forte rasteiro, a bola passou perto da trave esquerda de Neguet. Aos 12, numa rebatida de escanteio, Chan jogou de volta pra área na cabeça de Gilson, o volante testou buscando o canto e Neguet praticou a defesa.
Logo aos 17 minutos, o Naça perdeu o lateral Digão por lesão muscular, e Popoca precisou fazer a primeira mexida. O camisa 6 deu lugar a Matheus Padilha. Depois de um bom início do Manaus, o Nacional tentou controlar a posse perto da área do Gavião, mas com dificuldades para infiltrar.
O Esmeraldino roubou a bola no meio e conectou um rápido contra-ataque, Chan lançou Palmares na esquerda, o camisa 10 saiu cara a cara com Neguet, mas o goleiro saiu abafando o chute e evitou o primeiro gol da partida, que sairia aos 31. Chan pegou sobre de uma bola afastada pela direita e cruzou na cabeça de Palmares, que fez um belo movimento e finalizou de cabeça no canto, sem chances para Neguet, fazendo 1 a 0 para o Manaus.
Sem o Nacional conseguir reagir, o Manaus construiu mais duas boas chances e ampliou a vantagem. Primeiro aos 43, Rayne desarmou no meio, Felipe Baiano conectou Gilson, que tocou de primeira para Ibiapino bater de primeira, Neguet foi buscar e fez uma grande defesa. Porém, o camisa 21 teve uma nova chance e acertou o alvo três minutos depois. Ele recebeu de Palmares em velocidade na entrada da área e bateu forte no canto, fazendo o 2 a 0.
Segundo tempo
Com mudanças, o Nacional voltou tentando propor mais o jogo, mas sem encontrar espaços. A equipe diminuiu o prejuízo aos 23 minutos, Caíque fez grande jogos a individual pela esquerda e deixou em Madson, o atacante protegeu da marcação e emendou do meio da rua, a bola foi no meio do gol, mas Pedro aceitou e o Naça fez o 2 a 1.
O gol deu ânimo para o Nacional, que precisava virar o jogo para se classificar. O abafa do Leão rendeu uma bola na trave aos 34, Padilha cruzou da esquerda, a bola passou do primeiro poste e chegou para Lopeu na pequena área, ele desviou e acertou o poste. Aos 36, veio o empate que botou fogo no jogo. Padilha cobrou escanteio da esquerda e Spice apareceu para testar no canto e deixar tudo igual, fazendo valer a lei do ex, 2 a 2. O Naça tentou pressionar em busca do gol da classificação, mas não conseguiu. Manaus na decisão.
Panorama
Além da vaga na final, o Manaus garantiu classificação para as competições nacionais de 2023: Copa do Brasil e Copa Verde. São pelo menos R$ 620 mil nos cofres para a próxima temporada, vindos da premiação da Copa do Brasil.
O adversário da grande decisão sai neste domingo (27), do duelo entre Princesa do Solimões e Fast, que se enfrentam em Manacapuru, às 15h30, com transmissão exclusiva do Barezão Play.
Apesar da queda, o Nacional ainda pode conseguir um objetivo na competição. Caso o Princesa passe pelo Fast, o Leão se juntará ao time de Manacapuru e estará classificado para a Série D do Brasileirão em 2023. Caso contrário, amargará mais uma temporada sem calendário nacional.
Confira os melhores momentos: