Esporte localManaus FC

Manaus anuncia pré-temporada em Nova Olinda do Norte e apresenta projeto do novo CT

(Foto: Reprodução)

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (14), o Manaus apresentou o projeto do novo Centro de Treinamento do clube e anunciou que a pré-temporada de 2022 será realizada em Nova Olinda do Norte (município a 130 quilômetros da capital amazonense). Durante a coletiva, a cúpula esmeraldina anunciou ainda mudanças na diretoria. Giovani Silva passa a ser o presidente do clube e terá Bismarck Miranda como vice, enquanto Luis Mitoso volta a exercer o cargo de presidente de honra.

Em 2021, o Manaus teve alguns problemas com a indisponibilidade de campos para realizar seus treinamentos, principalmente no início da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, época em que a Seleção Brasileira estava na capital amazonense. Com a disponibilidade de um campo recém-inaugurado e com a estrutura necessária em Nova Olinda do Norte, de acordo com o presidente esmeraldino, Luis Mitoso, o clube fechou uma parceria com a prefeitura do município. Ainda segundo Mitoso, atletas, comissão técnica e staff passarão cerca de duas semanas no interior em preparação para a temporada de 2022.

Gavião fará sua preparação para a temporada de 2022 longe da capital amazonense (Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)

Novo CT

Se a saída a curto prazo foi encontrada no interior do estado, a solução para o futuro para a indisponibilidade de campos para treinar será na região metropolitana da capital. O clube apresentou o projeto inicial do novo Centro de Treinamento, que será construído nas proximidades da rodovia AM-070, que liga Manaus a Iranduba. Com área total de 25.000 m², o local contará, dentre outras estruturas, com dois campos, vestiários, academia, restaurante e dormitórios para atender as categorias de base, de acordo com os responsáveis pelo projeto.

Segundo Luis Mitoso, a compra do terreno só foi possível por conta de “investimentos familiares”, vindos do próprio Mitoso e do vice-presidente Giovani Silva. De acordo o mandatário, ainda não existe previsão para o início da execução do projeto e o Gavião busca parceiros para que a construção seja viável e saia do papel, já que segundo a diretoria, o clube não tem condições financeiras de construir o CT e manter uma equipe competitiva para a disputa das competições que tem pela frente em 2022.

“O Manaus Futebol Clube não tem condições financeiros para arcar com a compra do terreno e com a construção do CT. O terreno foi comprado e vamos construir conforme as possibilidades e daqui para frente vamos buscar as parcerias necessárias. Quem sabe amanhã aparece um maluco e dá 100 sacos de cimento, depois aparece outro maluco e dá mil tijolos, então vamos atrás de malucos”, declarou.

Confira imagens do projeto inicial

Elenco

Outro tema abordado durante a entrevista coletiva foi a reformulação do elenco e as contratações para 2022. O vice-presidente de futebol do clube, Giovani Filho, revelou que cinco atletas que não tinha sido confirmados oficialmente para a próxima temporada seguirão no elenco comandado por Evaristo Piza. São eles: o goleiro Pedro Henrique, o polivalente Jefferson e os atacantes Vitinho, Jackie Chan e Rafael Ibiapino.

Segundo Giovani Filho, o Manaus tem ido atrás de jogadores dentro das condições e tem esbarrado no lado financeiros contratações e que as contratações não pararam; “Estamos em negociações com jogadores que podem ser anunciados dentro dos próximos dias. Sem loucura, vamos fazer o que pode ser feito e dar condições de trabalho para os jogadores”, afirmou o cartola.

O Esmeraldino já confirmou a contratação de dez jogadores para a temporada 2022, que se juntam aos sete que permanecerão no elenco, somando 17 atletas confirmadas até aqui.

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.