Esporte localManaus FC

Manaus aposta na tecnologia para prevenir lesões

(Foto: Ismael Monteiro)

Por meio de um moderno exame de termografia, o Manaus, em parceria com uma empresa de consultoria esportiva, realizará, periodicamente, o mapeamento de indicativos de lesões musculares nos jogadores do clube. Com a parceria, a empresa será responsável por acompanhar o elenco do Gavião do Norte, no Campeonato Brasileiro da Série C. 

Ao todo, seis jogadores do Manaus sofreram alguma lesão, durante a disputa da terceira divisão nacional deste ano, desfalcando time. Dentre esses, três tiveram problemas musculares. A última baixa no elenco esmeraldino foi o recém chegado Wenderson Tsunami, que tem uma lesão de grau dois, no músculo adutor da coxa direita e deve ficar fora de quatro a cinco semanas.

O consultor técnico-científico Ewertton Bezerra esclareceu que o exame serve como indicador e não afirma que o atleta está lesionado. O consultor também explicou como se dá o funcionamento do exame e como ele será usado para a prevenir fadigas e lesões musculares no elenco.

“O exame de termografia avalia a questão da mudança de temperatura da pele em regiões de interesse (por exemplo, coxa), e quando o jogador tem alguma área com maior estresse que pode ser algum indicador de lesão, o exame serve como indicador. O equipamento mostra alteração de temperatura mesmo com o corpo em estado de repouso. E isso já pode ser um indício de que pode acionar o departamento tanto de preparação física quanto de fisioterapia para controlar um pouco mais o estresse e a carga de treino para o atleta.”,

O técnico do Gavião do Norte, Luizinho Lopes comentou sobre a importância da tecnologia agora presente no clube.

“É de fundamental importância. A tecnologia vem para auxiliar todo esse processo do futebol. Neste caso, a termografia é para a gente está analisando em que nível esses atletas se apresentam depois dos jogos. Em um jogo, o esforço é grande, o que acaba ocasionando umas microlesões. Por vezes, essas microlesões se alastram e fica próximo de acontecer uma lesão, e a termografia nos orienta para o controle de carga e treinamento. Então é de fundamental importância”, pontuou o treinador.  

O Manaus volta a campo neste sábado, às 18h, contra o Santa Cruz, na Arena da Amazônia. Para esta partida, o comandante esmeraldino não contará com os laterais Igor, que passará por cirurgia nos tendôes e Wanderson Tsunami, fora por no mínimo quatro semanas, além do meia Rossini, que segue no departamento médico ainda sem previsão de retorno. 

Matheus Pereira

Jornalista amazonense apaixonado por futebol. Desde 2020 no Esporte Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *