(Foto: Ismael Monteiro)
Por meio de um moderno exame de termografia, o Manaus, em parceria com uma empresa de consultoria esportiva, realizará, periodicamente, o mapeamento de indicativos de lesões musculares nos jogadores do clube. Com a parceria, a empresa será responsável por acompanhar o elenco do Gavião do Norte, no Campeonato Brasileiro da Série C.
Ao todo, seis jogadores do Manaus sofreram alguma lesão, durante a disputa da terceira divisão nacional deste ano, desfalcando time. Dentre esses, três tiveram problemas musculares. A última baixa no elenco esmeraldino foi o recém chegado Wenderson Tsunami, que tem uma lesão de grau dois, no músculo adutor da coxa direita e deve ficar fora de quatro a cinco semanas.
O consultor técnico-científico Ewertton Bezerra esclareceu que o exame serve como indicador e não afirma que o atleta está lesionado. O consultor também explicou como se dá o funcionamento do exame e como ele será usado para a prevenir fadigas e lesões musculares no elenco.
“O exame de termografia avalia a questão da mudança de temperatura da pele em regiões de interesse (por exemplo, coxa), e quando o jogador tem alguma área com maior estresse que pode ser algum indicador de lesão, o exame serve como indicador. O equipamento mostra alteração de temperatura mesmo com o corpo em estado de repouso. E isso já pode ser um indício de que pode acionar o departamento tanto de preparação física quanto de fisioterapia para controlar um pouco mais o estresse e a carga de treino para o atleta.”,
O técnico do Gavião do Norte, Luizinho Lopes comentou sobre a importância da tecnologia agora presente no clube.
“É de fundamental importância. A tecnologia vem para auxiliar todo esse processo do futebol. Neste caso, a termografia é para a gente está analisando em que nível esses atletas se apresentam depois dos jogos. Em um jogo, o esforço é grande, o que acaba ocasionando umas microlesões. Por vezes, essas microlesões se alastram e fica próximo de acontecer uma lesão, e a termografia nos orienta para o controle de carga e treinamento. Então é de fundamental importância”, pontuou o treinador.
O Manaus volta a campo neste sábado, às 18h, contra o Santa Cruz, na Arena da Amazônia. Para esta partida, o comandante esmeraldino não contará com os laterais Igor, que passará por cirurgia nos tendôes e Wanderson Tsunami, fora por no mínimo quatro semanas, além do meia Rossini, que segue no departamento médico ainda sem previsão de retorno.