Com calendário cheio na próxima temporada, o clube já iniciou o planejamento, que virá com reformulação na comissão técnica e elenco
2023 já começou no Manaus FC. Nesta terça-feira (23), a diretoria do clube prestou uma coletiva de imprensa para repercutir a temporada que se encerrou, antecipar os primeiros movimentos para o ano que vem, como renovações de contrato de oito atletas, construção do novo CT e a apresentação do novo gerente de futebol, Fausto Momente.
O dirigente esteve no clube de julho de 2021 até março deste ano, quando se mudou para a Inter de Limeira e deu lugar a Renan Mobarack. De volta, ele será responsável, entre outras coisas, pela montagem do elenco e a escolha da nova comissão técnica.
Após assegurar a permanência na Série C e ficar de fora da briga pelo acesso, o Manaus terminou sua trajetória mais cedo em 2022. A Copa Verde deste ano, extraoficialmente, tem chances de acontecer a partir de janeiro do ano que vem. O balanço da campanha geral aponta 42% de aproveitamento, fruto de 16 vitórias, 14 empates e oito derrotas em 38 jogos.
Portanto, em 2023, o Gavião do Norte terá quatro competições a disputar: Campeonato Amazonense, Copa Verde, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro, pelo quarto ano consecutivo.
Renovações
Sobre o elenco, oito atletas tiveram renovações de contrato confirmadas pela cúpula esmeraldina para 2023: o goleiro Reynaldo, os laterais Felipe Cordeiro e Renan Luís, o zagueiro Gutierrez, os volantes Gilson Alves e Paranhos, e os atacantes Michel e Silvano. Com contratos mais longos, o goleiro Pedro Henrique e o zagueiro Jefferson também seguem.
O gerente esmeraldino relevou que o clube ainda negocia renovação com outros atletas, além da contratação de novas peças para compor o plantel, que já tem de 13 a 14 nomes engatilhados. Um novo treinador também será anunciado em breve.
CT em construção
Por fim, foi mostrado ainda o estágio atual do Centro de Treinamento que está sendo construído em Iranduba, próximo da cidade universitária. No momento, o terreno, já limpo, passa por terraplanagem e desenvolvimento das redes elétrica e hídrica para que inicie as obras em breve. A projeção do presidente Giovanni Silva é que o primeiro treinamento em 2023 seja realizado em um dos campos no espaço.