A equipe amazonense jogou melhor no Ceará e foi premiada com o decisivo gol de Ibiapino na etapa complementar
Pela sexta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Manaus FC conquistou seu primeiro resultado positivo fora de casa na noite deste sábado (14), no Estádio Ronaldão, em Pacajus (CE). O Gavião do Norte venceu o Floresta por 1 a 0, com gol de pênalti de Rafael Ibiapino, e vai dormir na vice-liderança da competição.
O jogo
Depois de três jogos, o técnico Evaristo Piza mexeu no time, em formação e peças: esquema com três zagueiros, alas com liberdade e dois atacantes por dentro. Nos primeiros minutos, a equipe amazonense foi pra cima e quase marcou. Aos quatro minutos, inversão de Felipe Baiano na direita para Weriton no corredor, ele deu um corte seco no zagueiro e saiu na cara do goleiro Marcão, a finalização acabou defendida pelo arqueiro.
No minuto seguinte, nova chegada, mas no lado oposto, Renan chegou ao fundo pelo lado esquerdo e cruzou para Hélio Paraíba de frente pro gol, o atacante chegou inteiro para finalizar, mas a bola resvalou em Marcão e carimbou o travessão, foi a grande oportunidade do primeiro tempo.
Aos 21, após rebatida da defesa do Lobo, Hélio ajeitou de cabeça na esquerda para Roney, que limpou a marcação e bateu no canto, a bola passou do lado da trave do Floresta. O time da casa foi chegar só aos 30 minutos, lançamento do campo de defesa, o experiente Luan aproveitou o quique da bola e passou por Paulo Sérgio, mas quando saiu cara a cara com Matheus, tocou pra fora.
Segundo tempo
Os times voltaram do intervalo em uma voltagem menor, com as equipes apresentando dificuldades para atacar e incomodar o adversário. Com o jogo amarrado, Piza mexeu nas peças ofensivas da equipe e deu resultado.
Em cobrança de lateral pra área, a defesa do Floresta não conseguiu afastar, Marco Antônio pegou a sobra e rolou para Silvano chegar batendo, na finalização, o zagueiro Perema se jogou na frente e a bola acabou explodindo no braço, pênalti claro assinalado. Na batida, Rafael Ibiapino deslocou Marcão jogando chutando rasteiro do lado direito, abrindo o placar para o Manaus aos 32 minutos.
O Floresta naturalmente ensaiou uma pressão para buscar o empate, mas esbarrou na atuação impecável da defesa esmeraldina. Aos 41, o Lobo ainda ficou com um jogador a menos, quando Luan foi expulso por reclamação. No minuto seguinte, Ibiapino quase ampliou em chute de fora, que Marcão espalmou. O Gavião segurou o resultado e garantiu os três pontos.
Panorama e próximas partidas
O resultado fez o Gavião saltar da nona para a segunda colocação geral da Série C, com 11 pontos somados. Com um ponto a menos, o Carcará caiu para a quinta posição.
O Manaus volta para casa na próxima rodada para enfrentar o São José-RS, no domingo (22), às 15 horas (de Manaus), na Arena da Amazônia. No mesmo dia, às 18h, o Floresta visita a Aparecidense.
Confira os melhores momentos: